ImóvelInvestimento

Você sabe qual é o perfil de moradia do mercado hoje?

Por 23 de janeiro de 2017 Um Comentário
Você sabe qual é o perfil de moradia do mercado hoje?

demanda por aluguel cresceu 66% entre maio de 2015 e janeiro de 2016, segundo dados divulgados pelo Portal VivaReal. Isso significa que mesmo em períodos de instabilidade econômica, a demanda por imóveis ainda é alta no país (e o que, como já mostramos em outro conteúdo, torna esse tipo de opção um excelente investimento).

E a melhor forma de investir certo hoje é analisar o que está sendo buscado pelos inquilinos em matéria de moradia – que mudou, e bastante, nos últimos anos. Segundo estudo realizado por outro portal, desta vez o ZapImóveis, nos anos 1970, as características principais dos imóveis eram serem amplos (com 100 ou mais), com pé direito alto, poucas opções de lazer, um ou nenhum elevador e nenhuma vaga de garagem.

Já a partir dos anos 2000, tendo o próprio consumidor mudado, a busca passou a ser feita por imóveis menores, de até dois quartos, com no mínimo uma vaga de garagem e extensa opção de áreas de lazer, como academia, piscina e salão de jogos.

O Globo fez um infográfico mostrando a evolução do tamanho dos apartamentos de 2 quartos desde 1970. O que antes tinha média de 100, hoje tornou-se 59. E a previsão é de que seja menor ainda!

[ Qual é o cenário ideal para a sua vida? Conheça o Scenarium Braz Leme ]

Confira o infográfico feito pelo portal ZapImóveis, explicando essa mudança:

01_moradias

Qual o perfil do consumidor de imóveis atual?

Entender o consumidor é um passo essencial para oferecer as melhores opções. Confira alguns dados sobre os clientes imobiliários de hoje:

  • 76% dos compradores possuem alto grau de escolaridade;
  • 56% são solteiros;
  • 52% têm filhos;
  • 41% ganham acima de R$ 10 mil;
  • Imóveis novos são financiados por 89% dos compradores.

Cerca de 22% procuram por um imóvel mais próximo ao trabalho e 20% apontam querer um bairro melhor para morar. Entre os itens mais procurados por inquilinos dentro dos imóveis, estão armários embutidos nos quartos, cozinha e banheiros.

Whitepaper Scenarium

Join the discussion One Comment