ImóvelPlanejamento Financeiro

Vai comprar e financiar um imóvel? Confira o passo a passo de todas as etapas do processo

Por 27 de março de 2017 Um Comentário
Vai comprar e financiar um imóvel? Confira o passo a passo de todas as etapas do processo

Comprar um imóvel é uma decisão muito importante, mas que não é simples ou muito menos rápida. Envolve muito planejamento e atenção, principalmente quando o método de pagamento escolhido é o financiamento. E para ajudar você nesse processo, separamos um passo a passo com todas as etapas de um processo de compra de imóvel por financiamento. Confira!

1 – Defina o seu objetivo

O primeiro passo para acertar na compra do seu imóvel é definir as principais características e prioridades que a propriedade deve ter. Tenha claro quais são as necessidades que os moradores terão e as facilidades oferecidas pelo condomínio. Faça uma seleção considerando a região de sua preferência, o tamanho, número de cômodos e o valor pretendido. Não esqueça também de analisar a Construtora responsável pelo empreendimento. Temos um conteúdo que pode te ajudar: são 6 dicas para você encontrar o imóvel ideal.

2 – Conheça suas condições financeiras e faça simulações

Você conhece a sua real condição financeira? Isso é essencial para entender quanto de dinheiro você terá à disposição para o financiamento. E para não se perder com valores e ficar despreparado, faça uma projeção do valor da primeira até a última prestação. Lembre-se: as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda familiar. Também é importante ficar atento aos índices que podem influenciar no o valor do imóvel.

Realize também simulações em diferentes bancos. Mesmo que você tenha o seu banco preferido, o ideal é conhecer as condições de todos os bancos, assim você estará melhor preparado para tomar a sua decisão.

3 – Comece a reunir os documentos

Como reunir alguns documentos pode levar tempo, inicie o quanto antes essa etapa. Comece pelos seus documentos e os de todas as pessoas que estarão envolvidas no financiamento. Verifique também se o imóvel não tem qualquer tipo de restrição que impeça a venda.

4 – Inicie o processo de liberação do financiamento

Essa é a etapa mais trabalhosa e demorada de todo o processo de compra. O InfoMoney detalhou as etapas de financiamento:

  • Proposta de financiamento: o primeiro passo citado no nosso artigo;
  • Análise do seu crédito: o banco fará uma análise da sua capacidade de pagamento, se você realmente tem condições de arcar com os custos deste financiamento;
  • Avaliação do imóvel: a instituição enviará um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento;
  • Documentação: Uma vez determinado o valor do imóvel e confirmada sua capacidade de arcar com o financiamento, começa a etapa de coleta de documentos, que variam de estado para estado. Você receberá uma relação dos documentos necessários para o andamento do processo, como certidões do vendedor, do imóvel e do comprador, por exemplo;
  • Análise jurídica: É preciso analisar se a documentação do imóvel e da construtora estão corretos. Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel.

5 – Assinatura e Registro do Contrato

O seu banco emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá que pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis, para registrar a efetivação da compra.

Uma cópia desse contrato registrado deverá ser enviada para que o banco libere o financiamento. Depois, é só fazer o pagamento para a Construtora e iniciar a decoração da sua casa própria.

Já iniciou a procura pelo apartamento dos seus sonhos? Não deixe de conferir 7 dicas que podem ajudar a economizar no financiamento do seu imóvel

Join the discussion One Comment