Decoração

Sustentabilidade: como deixar o apartamento com a sua cara de forma sustentável

Por 15 de agosto de 2016 2 Comentários
Sustentabilidade: como deixar o apartamento com a sua cara de forma sustentável

Sustentabilidade é uma palavra que está em alta em todo lugar. Não há como ser diferente, cuidar e preservar o meio ambiente é uma forma de oferecer um futuro melhor para as gerações que virão. Mais do que uma moda, ser sustentável é um dever de todo cidadão. E nada melhor do que trazer esse conceito para dentro de casa, aliando o seu estilo de decoração com produtos que cuidam do meio ambiente.

Dentre todas as opções disponíveis no mercado, listamos aqui quatro alternativas que você pode utilizar no seu apartamento, para deixá-lo do seu jeito.

Madeira de demolição e bambu
Para quem procura criar ambientes mais rústicos e sóbrios, um produto que tem se destacado bastante em mostras de decoração, como a Casa Cor, é a madeira de demolição. Você pode utilizá-la em mesas de jantar ou centro, escadas e balcões (aqui você encontra mais inspirações). Se o seu estilo é mais clean e minimalista, outra boa alternativa são painéis e móveis criados com bambu.

Economia de água

Em 2015, várias regiões do país passaram por problemas referentes à seca de água. Uma forma de continuar evitando o desperdício e, de quebra, investir em um visual mais moderno são equipamentos reguladores de consumo, como torneiras com sensor de presença (que reduzem em até 70% o gasto de água) para pias em banheiros, lavabos e cozinhas e vasos sanitários com duplo acionamento.

Produtos artesanais

Optar por produtos artesanais, como cerâmicas, tapeçarias e móveis é uma maneira de criar ambientes personalizados e únicos, valorizando pequenas produções e contribuindo para o crescimento econômico sustentável. Ah, e se eles forem feitos com insumos reciclados, melhor ainda.

Tintas “verdes”

Escolha a cor e o acabamento que sua imaginação quiser. Já estão disponíveis no mercado vários tipos de colas, tintas e químicas para acabamentos fabricados com matérias-primas naturais, sem derivados de petróleo, que fazem bem tanto para o meio ambiente quanto para a sua saúde.

Outro ponto que pode fazer a diferença no condomínio como um todo é se certificar de que a construtora que fez o seu imóvel utilizou materiais sustentáveis, como madeira certificada, lâmpadas de LED, e até mesmo painéis para captação de energia solar e instalação de infraestrutura para aproveitamento de água de chuva.

Uma forma de ficar atento a essa questão é verificar se as construtoras possuem selos e certificações como Procel, AQUA-HQE, Leed e ou se o empreendimento atende a a Norma de Desempenho NBR-ABNT 15575.
Quais produtos e práticas sustentáveis você utiliza na sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Join the discussion 2 Comments