Imóvel

Saiba o Que é e Como Funciona o Índice Imobiliário

Por 20 de novembro de 2018 Nenhum Comentário
Saiba o Que é e Como Funciona o Índice Imobiliário

Adquirir um imóvel, mais do que uma compra e a adição de um bem importante à sua lista, é um investimento que pode render muitos frutos no futuro. Como todo investimento, no entanto, ele pode lhe trazer enormes ganhos ou excessivas perdas. Por isso, você precisa estar ciente daquilo que está comprando e do que tal ativo pode entregá-lo. Para ter essa noção, é importante ficar atento a todos os tipos de índice imobiliário.

Você sabe o que é esse índice e porque ele é tão importante para seu investimento em imóveis? Confira neste artigo mais detalhes e acerte a mão na hora de escolher onde investir!

O que é o índice imobiliário?

Ao investir em um imóvel, o principal fator de relevância, tanto para compra quanto para venda, é o valor do ativo, não é mesmo? Porém, como ter a certeza de que tanto o valor pago quanto o oferecido para venda em uma situação futura são justos? É aí que entram as estatísticas do índice imobiliário.

Este índice, disponível de várias maneiras para consulta, se trata de um conjunto de avaliações específicas envolvendo tanto o mercado imobiliário em si quanto o de construção civil. Diante disso, é traçado um valor médio que é exposto por esse índice. O cálculo varia de acordo com a instituição a realizá-lo.

Quais são os principais índices imobiliários disponíveis no país?

Para que a avaliação do preço dos ativos imobiliários seja mais precisa e menos centralizada, muitas instituições financeiras, em parceria com outras empresas dos segmentos envolvidos, criaram os seus índices que podem gerar comparação na hora do investimento. Os principais são:

1. INCC

O INCC (Índice Nacional da Construção Civil) foi criado com o intuito de fazer a medição dos custos com construções no país, e existe desde 1950, quando se chamava ICC e atendia somente a capital, à época, o Rio de Janeiro.

Desde então, inovações foram realizadas e novos modos de cálculo e avaliação foram implementadas e o INCC passou a ser um índice imobiliário de enorme relevância, visto que é muito utilizado para correção monetária de valores a serem pagos de entrada.

2. IGMI-C

Calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IGMI-C, ou Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial, segue mais pela linha do mercado imobiliário em si, como diz seu nome. Seu maior foco e expressividade se dá pelos imóveis comerciais.

Ele é extraído com base em informações institucionais e empresas do mercado. Seu trabalho foi iniciado em 2000 e hoje, após mais de 15 anos, se consagra como um dos principais índices do setor, servindo como referência para diversos investidores e empresas do segmento. É utilizado, inclusive, em complexas análises macroeconômicas.

Gostou de saber mais sobre índice imobiliário? Acompanhe o blog da Tarjab e veja mais artigos como este!