Decoração

Saiba Como Criar Uma Decoração Sustentável

Por 13 de dezembro de 2018 Um Comentário
Saiba Como Criar Uma Decoração Sustentável

O que você sabe sobre decoração sustentável? Muitos pensam que é a reutilização de materiais específicos como PET e alguns tecidos, mas essa linha visual ecologicamente correta reserva muito mais quando o assunto é design.

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas de como ser mais consciente em relação ao meio ambiente em sua decoração. Confira!

O que é uma decoração sustentável?

Ser sustentável é buscar medidas que não causem impacto — ou sejam menos nocivas — à natureza. Isso significa que todos os tipos de ações que cooperem com esta visão são bem-vindas e são consideradas sustentáveis.

Ter uma mente mais consciente sobre o que comprar, por exemplo, já é um grande passo para quem deseja ser um agente transformador que investe em decoração sustentável.

Além de escolher bem as marcas das quais você adquire mobília e objetos decorativos, buscando compreender se os processos de produção são ecologicamente corretos, algumas outras práticas simples podem ser aplicadas ao visual da sua casa ou escritório. Veja:

Reaproveite objetos

Sabe alguns móveis antigos? Você pode transformá-los completamente. Pinte, adesive e faça mudanças necessárias para repaginar seus itens completamente. Isso evitará que os jogue fora e que invista seu dinheiro em outros produtos, sem necessidade.

Invista em peças com design funcional

Versatilidade é palavra de ordem em matéria de decoração sustentável. Afinal, se um item serve para embelezar o ambiente e para agregar funcionalidades extras, significa que você investiu em algo que superou suas expectativas e que agrega diversos benefícios para o cotidiano.

Por exemplo: se utilizar algumas latas em cor metálica sobre um balcão, estará com peças que representam um toque moderno na decor e, ao mesmo tempo, poderá utilizá-las como suporte de lápis, canetas e outros itens essenciais para sua rotina.

Outra forma de utilizar o design funcional a seu favor é pintar uma parede de tinta lousa e deixar o espaço descontraído e útil para escrever informações relevantes.

Otimize espaços

Analise o espaço dos cômodos e veja como pode aproveitar da melhor forma a área disponível. Bancos que, juntos, se transformam em mesa são exemplos de otimização de espaço para determinados fins.

Algumas mesas também podem ser fixadas na parede com a possibilidade de ficar pendentes, evitando a ocupação do espaço quando ela não estiver sendo utilizada. O que acha da ideia?

Faça sua mobília artesanalmente

Já imaginou poder criar alguns móveis com as próprias mãos ou com a ajuda de quem entende, mas a partir das suas ideias?

Mesas e sofás de pallets têm sido cada vez mais utilizados na decoração sustentável e são perfeitos para linhas diversas do design. Isso porque você pode adaptá-los às suas ideias e transformá-los completamente com ajuda de tinta e outros materiais.

Agora que já sabe muito sobre como aplicar ao seu imóvel este tipo de decor, continue navegando no blog da Tarjab para conferir outras dicas!

Join the discussion One Comment