Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Por 22 de maio de 2019 Nenhum Comentário
Responsabilidade Social

Desde sua idealização a Tarjab tem como missão crescer de forma sustentável, economicamente, ambientalmente e socialmente.  Aliado a suas atividades, há 28 anos, a Tarjab colabora com a Instituição Assistencial Educacional Dr. Klaide, contribuindo para seu desenvolvimento e missão.

Localizada no município de Santo André, a instituição sem fins lucrativos conta com três unidades e se dedica a população carente das comunidades da Vila Curuçá, na Zona Leste de São Paulo, proporcionando ensino e atividades diversas, em período integral, para crianças de 1 a 3 anos; educação complementar com diversas atividades educacionais e extracurriculares (em horários opostos aos das aulas) para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos; cursos profissionais para jovens e adultos e oferece cuidados para idosos de mais de 60 anos, com cuidadores, alimentação balanceada, avaliação médica, fisioterapia e exercícios em um local de muita tranquilidade.

A Tarjab realiza contribuições fixas mensais, além de apoiar na compra de ovos de páscoa produzidos pela instituição e está organizando um evento para arrecadação de verbas para instituição. Em breve serão divulgadas em nossos veículos (redes sociais, newsletter e email) mais informações sobre este evento, nosso “Arraiá”, que acontecerá na Casa Tarjab em julho.

A Organização gera e dissemina conhecimento sobre diversas áreas como: educação, cultura, formação profissional e proteção social. Seus valores éticos institucionais estão em perfeita sintonia com os princípios da Tarjab e sua política de compliance, pois, visam integridade, transparência, responsabilidade, reciprocidade, excelência e fidelidade.

Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil tem o currículo pautado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), na LDBD ( Lei das Diretrizes e bases), no PNE (Plano nacional da Educação), no RCN (Referência Curricular Nacional) e conta com a supervisão e orientação da Secretaria da educação.

Em 2017, a Dr. Klaide foi reconhecida entre as 100 melhores ONGS do Brasil, com as melhores práticas de gestão e transparência no terceiro setor, pela revista Época em parceria com Instituto Doar.

A instituição conta com o núcleo Antônio de Paula, atende crianças e adolescentes de 5 anos e 8 meses à 14 anos, em horário contrário ao da escola pública. O projeto norteador é pensado e desenvolvido com temas direcionados aos valores, atualidades, entre outros, onde o conhecimento ampliado através de pesquisas, atividades culturais e pedagógicas. As atividades desenvolvidas são de música, dança, educação física, informática e teatro.

O núcleo Eduardo dos Santos tem o objetivo de formar profissionais de famílias de baixa renda para o mercado de trabalho, atendendo em média 800 alunos por ano. Os cursos oferecidos são: Informática, técnicas administrativas, cuidador de idosos, webdesign, portaria, inglês, espanhol, elétrica, cftv, manicure e pedicure, cabeleireiro, corte e costura, berçarista, depilação e design de sobrancelha.

Pioneira na fundação do núcleo de convivência para o idoso, a instituição conta com o núcleo Dr. Eliseu que atende idosos com mais de 60 anos, atuando na garantia e proteção aos direitos de idosos em situação de vulnerabilidade social. Oferece um local tranquilo, bem equipado, com cuidadores, alimentação balanceada e controlada, fisioterapia, exercícios físicos, atividades que elevem a autoestima, convivência em grupos e ações culturais.