Decoração

Quarto de crianças: como criar espaços úteis e bonitos?

Por 22 de maio de 2017 Nenhum Comentário
Quarto de crianças: como criar espaços úteis e bonitos?

Nada dá maior prazer do que planejar e arrumar o quarto do seu filho, não é verdade? Mas com tantas opções disponíveis no mercado, e pensando em funcionalidade, como criar um quarto de crianças bonito, mas prático para os pequenos e para toda a família?

Compilamos diversas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

# Decoração a longo prazo

Se você estiver pensando em criar um quarto com uma decoração que “aguente” todas as fases do seu filho, o primeiro passo é investir em móveis robustos e de boa qualidade (que suportem anos de pulos e arranhões, por exemplo), em linhas simples (que agradem tanto os gostos de uma criança quanto aos de um adolescente) e funcionais, que possam ir sendo adaptados conforme a idade dele, como nichos e estantes para guardar objetos.

# Invista em cores diferentes de rosa e azul

Hoje, é cada vez mais comum pais escolherem fugir da habitual combinação menina-rosa e menino-azul. Se você faz parte desse time, o mercado oferece cada vez mais opções variadas de cores para mobiliários e de tintas.

Cinza, lilás e amarelo são cores que vêm tendo destaque no mercado, pois combinam com vários tipos de decoração e são mais difíceis de enjoarem a criança.

# Como escolher a cama ideal

Muitos pais têm dúvidas na hora de escolher a cama dos filhos e o mercado está cheio de opções. Para fazer uma decisão assertiva, leve em consideração a idade da criança (se ainda for muito pequena, é ideal um móvel com barras de segurança), o tamanho do quarto e a durabilidade que deseja para o produto (fique atento ao material do qual é feita a cama).

Por exemplo, se você pretende modificar o quarto novamente em alguns anos (quando o seu filho entrar na pré-adolescência, por exemplo), talvez valha a pena investir em uma peça mais lúdica, como camas com formato de casa, barco ou carro.

Se você pensa em praticidade e economia, invista em uma cama grande, de solteiro ou casal, que sirva o seu filho até à fase da adolescência (ou além disso)! Você pode deixar que o seu filho decore a cama com adesivos da escolha dele para deixá-la mais divertida, sem precisar investir em móvel que precisará ser trocado em três anos, por exemplo.

Uma dica que pode ser uma mão na roda para apartamentos com quartos pequenos é optar por camas com baú, que possibilitam o armazenamento de brinquedos e mantas pesadas, deixando o ambiente melhor organizado.

# O quarto precisa ser prático para a criança

Mais do que funcional para o dia a dia de toda a família, o quarto do seu filho precisa ser prático para ele. Isso quer dizer que ele precisa ter ao alcance da sua mão tudo o que precisa para o seu dia a dia, como brinquedos, roupas e livros, sem precisar da ajuda de um adulto. Inclusive, esse é conceito por trás dos quartos montessorianos.

O método Montessori, desenvolvido pela pedagoga Maria Montessori, foca na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Assim, ao criar um ambiente em que tudo esteja ao alcance do seu filho, você acabará estimulando nele essas habilidades.

# Papel de parede, adesivos e quadros

Para quem vive de aluguel e quer decorar, mas sem modificar radicalmente o quarto, ou quer redecorar sem gastar muito, uma boa maneira de tornar um quarto para criança único é utilizar papéis de parede, adesivos com temas do gosto da criançada e que podem ser retirados facilmente, ou ainda quadros na parede.

Opções são o que não faltam: desenhos animados. personagens de filmes, bichos, a criança e deixe planetas, carros, balões… Converse com que ela também dê a sua opinião nessa questão.

Muito importante, se resolver pendurar quadros, posters ou outras peças decorativas nas paredes, não utilize objetos afiados e que possam ser facilmente arrancados. As melhores opções nesse caso são fitas adesiva reforçadas.

# Parede para pintura/desenho

Não adianta, se o seu filho for criança, vez ou outra você vai acabar encontrando uma parede pintada. Então se antecipe e dedique uma parede para esse fim. Você já encontra em diversas lojas tintas decorativas nas quais a criança pode desenhar e pintar, e que você pode apagar depois.

Dicas preciosas para decorar quartos infantis:

  • Estude bem as dimensões do quarto, para não cair no erro de comprar móveis muito grandes ou pequenos demais;
  • Fique atento a segurança da criança: atenção a cantos muito pontiagudos, objetos pesados que possam cair em cima dela ou móveis que possam ser utilizados como pontos para escaladas;
  • Se optar por estantes, certifique-se de que elas estejam completamente fixadas à parede e não coloque objetos interessantes nas prateleiras mais altas;
  • Se você precisa redecorar, uma boa saída é reciclar a mobília, pintando-a de uma nova cor ou revitalizando a sua cor com um verniz próprio;
  • A Revista Casa e Jardim listou 23 projetos incríveis para decoração de quartos de bebê e crianças que você pode usar para se inspirar;

Se tiver dúvidas de como melhor aproveitar o espaço, converse com um profissional que possa ajudar. Outra opção é planejar e personalizar o ambiente ainda na construção do empreendimento, uma das principais vantagens do id.Tarjab.
Architetto - Seu espaço, sua família, seu jeito