Imóvel

Qual o tamanho ideal de imóvel para a sua família?

Por 1 de maio de 2017 2 Comentários
Qual o tamanho ideal de imóvel para a sua família

Na hora de comprar um apartamento, o tamanho do imóvel acaba sendo um dos pontos de decisão mais importante. Isso acontece porque ninguém quer viver sem conforto ou qualidade de vida, não é mesmo? Pensando nisso, listamos para você alguns pontos que podem te ajudar a decidir qual é o tamanho de imóvel mais indicado para você e seus familiares.

Tamanho ideal de apartamento para você

# Planejamento familiar

Se você é solteiro, recém-casado ou pretende morar junto, antes de comprar um imóvel, precisa pensar sobre planejamento familiar, ou seja, se pretende ter filhos logo e aumentar a família (uma mãe ou avô pode vir morar com você).

Por exemplo, um cenário é: você vive só, ou com um cônjuge e não pensam em ter filhos agora. Então comprar um apartamento pequeno de 50m² e utilizá-lo como entrada para um imóvel maior quando casar ou tiver filhos pode ser uma boa opção.

Caso pense em ter filhos em um espaço de até cinco anos, o cenário muda: é ideal pensar em mais cômodos (e mais banheiros!) que comportem a nova família, assim ninguém viverá apertado.

Agora se quiser comprar um imóvel para a vida toda, e você for o tipo de pessoa que gosta de fazer planejamentos a longo prazo, pense que filhos crescem e demandam quartos próprios, mais espaços de lazer e até vagas de garagem para os seus carros. Tudo isso deve ser pesado na momento da pesquisa, para fazer uma escolha que atenda às suas necessidades. Talvez um apartamento de três quartos seja a melhor opção.

# Quantidade de moradores

Note que no primeiro tópico, falamos de um planejamento para o futuro, mas também é importante (e essencial!) pensar no hoje, ou seja, a quantidade de pessoas que irão morar com você neste imóvel.

Por exemplo, um apartamento de um quarto, com sala e cozinha, pode atender bem a uma pessoa ou até um casal sem filhos. Mas se você morar com um pai, tio ou avó, é essencial que haja um quarto ou banheiro a mais para o conforto de todos.

# Faixa etária

A idade também precisa ser levada em conta na hora de escolher o tamanho ideal de imóvel para sua família. Se você mora com algum idoso, é ideal encontrar um imóvel que tenha áreas com acessibilidade facilitada (o que também é fundamental para quem tem algum tipo de necessidade especial), maior espaço para locomoção e para adequação conforme suas necessidades.

Já para quem tem filhos, é preciso lembrar que a partir da adolescência, os jovens costumam a querer maior privacidade, e se forem de sexos opostos, cada um vai querer o seu quarto.

# Home office

Se você trabalha em casa, ou costuma fazer home office, é ideal que tenha um espaço dedicado para trabalhar, onde tenha espaço para colocar as ferramentas que precisa, privacidade e silêncio. Então procure apartamentos com um quarto a mais ou escritório.

# Estilo de vida

O seu estilo de vida e o da sua família também influenciam na decisão. Para quem gosta de receber amigos, fazer festas ou churrascos, ter uma sala ampla, uma varanda gourmet ou um espaço que comporte as visitas é fundamental. Tudo que for influenciar na harmonia e convivência da casa deve ser pesado.

Por exemplo, um dos moradores quer um banheiro próprio e exclusivo, outro precisa de um espaço para equipamentos de trabalho espaçosos etc.

Se você estiver pensando em comprar um imóvel para o seu filho, não esqueça de pensar no estilo de vida dele.

# Animais de estimação

É cada vez mais comum ter pets de estimação em apartamentos. Mas assim como você precisa de espaço, o seu animal também vai precisar. Mesmo que você conte com um condomínio com jardim, lembre-se de que seu pet vai passar a maior parte do tempo preso dentro de casa.

Então se ter um gato ou cachorro, por exemplo, faz parte da sua realidade, procure um imóvel com uma varanda arejada onde ele possa passear.

Architetto - Seu espaço, sua família, seu jeito

Join the discussion 2 Comments