Acontece

Projeto BIM – A tecnologia aliada à construção

Por 29 de março de 2019 Nenhum Comentário
BIM

O BIM (Building Information Modeling) é um conjunto de processos e tecnologias que visam o desenvolvimento de uma “construção virtual”, onde ocorre a integração das informações geradas e processos desenvolvidos de forma a aumentar sua produtividade e qualidade ao longo de todo o processo.

Através de “modelos de informações” – como projetos tridimensionais, carregados de informações de valor agregado – é possível entre outras características reduzir erros e omissões em projetos, melhorando a precisão em quantitativos e planejamento das obras o que se traduz em um melhor produto final ao consumidor.

De acordo com Rogério Suzuki, consultor da RS | Vistta Consultoria: “Ao realizar de forma antecipada a “construção virtual”, um projeto desenvolvido usando o BIM permite antever possíveis erros de projeto e quantitativos que seriam somente percebidos durante o processo da construção no canteiro, que geram desperdício de materiais, mão de obra e que culminam em alguns casos no “estouro” de prazos e/ou custos – prejudicando tanto o consumidor, que tem expectativa frustrada do recebimento de sua unidade, quanto na rentabilidade da empresa prejudicando sua estabilidade financeira.”

A RS | Vistta Consultoria vem atuando fortemente no apoio à disseminação do BIM através de iniciativas como Academia BIM da entidade (cursos para introduzir profissionais e empresas no BIM) e do outro lado a Tarjab vem desenvolvendo papel de grande contribuidor na discussão e investigação em temas como Qualidade e Sustentabilidade na Construção, somente para citar algumas áreas.

A Consultoria que se iniciou em 2018 encontra-se na sua 2ª. fase, caracterizada pela consolidação e reforço do nível de maturidade BIM interno e externo, além da expansão do conceito para as áreas de Planejamento e Orçamento da empresa.

Na 1ª. Fase, o projeto concentrou o foco em criar uma cultura inicial de BIM na empresa tendo início pela área de Projetos – ponto de partida da referência técnica dos empreendimentos de construção. Foi realizado um trabalho de entendimento da estratégia corporativa, seguida de alinhamento conceitual sobre a Modelagem da Informação da construção (BIM) em praticamente todas as áreas da empresa e da sua cadeia de terceirizados da área técnica.

“A Tarjab vem sendo reconhecida como referência em aspectos diversos da construção, recebendo prêmios e certificações em muitos casos pioneiros no mercado. Pretendemos levar este conhecimento e “DNA” para que a implantação BIM seja diferenciada, levando em conta tais conceitos e expertise.”- acrescenta Rogério.

A adoção do BIM vem reunindo novas tecnologias como escaneamento a laser, uso de drones e tecnologias móveis (tablets e smartphones) unindo desde a captura da realidade até processos de realidade aumentada e realidade virtual (ambientes imersivos). Tais tecnologias vem sendo empregadas em larga escala atendendo desde operários em canteiros a facilitar o entendimento dos usuários finais.

Entendemos que para o futuro, o emprego de tecnologias como “Design Generativo”, fazendo o uso de Inteligência Artificial e “Machine Learning” serão comuns, assim como se busca ampliar a integração das informações entre escritório e canteiro de obras, através de sensores e uso de tecnologias de ioT (Internet das Coisas). E obviamente a Experiência do Usuário (User xP) vai ser melhorada na medida que terá acesso a empreendimentos com maior grau de automação mas com alta eficiência energética/da construção.