ConstrutoraImóvel

4 pontos aos quais você precisa ficar atento sobre infraestrutura de ar condicionado

Por 25 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário
pontos-de-atencao-sobre-infraestrutura-de-ar-condicionado

O ar condicionado, hoje, se tornou um aparelho essencial para muitas pessoas. Com o aumento das temperaturas é quase que impossível ficar sem ele. Em 2017,  a temperatura da Terra contabilizou um aumento de 1 grau e nos dias mais quentes isso faz uma diferença absurda.

Hoje a maioria das casas já conta com ar condicionado, mas para quem mora em apartamento, colocar o aparelho é um pouco mais complexo. Neste post vamos listar 4 pontos que você precisa ficar atento com relação a infraestrutura na hora de instalar o aparelho.

1. Estrutura correta

Antever determinadas situações sempre é um bom negócio, então antes de comprar o seu apartamento opte por um que já tenha a infraestrutura correta para receber um ar condicionado. Isso, além de facilitar, evita possíveis dores de cabeça com reformas e reestruturações internas. Os imóveis da Tarjab já contam com dreno para instalação

2. Planejamento

É preciso estabelecer um planejamento prévio antes de começar a instalação. A  maioria dos aparelhos, por exemplo o modelo split (mais moderno e mais usado hoje em dia), possuem duas partes:

  • Evaporadora que fica dentro de casa (por onde sai o ar)
  • Condensadora que fica na parte externa do apartamento (por onde o ar é refrigerado)

Com isso, é preciso definir o melhor local para o climatizador ser instalado, levando em consideração que serão necessárias aplicações de tubos e fiações que irão fazer parte do aparelho.

# Dica Valiosa: Quanto mais perto estiver de pontos de alimentação, menor será o custo com a mão de obra e materiais.

3. Cuidado com tubos e fiações

Outro ponto que deve ser levado em consideração com relação à infraestrutura e o local de instalação é a presença de tubos e fiações elétricas no entorno do aparelho. É preciso ficar atento para não colocá-lo muito próximo a tubulações de água e esgoto, e muito menos em locais onde passam estruturas elétricas como cabos e fios de eletricidade. Caso, futuramente, haja algum vazamento no aparelho de ar ele poderá danificar a fiação elétrica do apartamento, e gerar sérios problemas, então evite.

4. Instalação elétrica

Reserve um disjuntor exclusivo e uma fiação elétrica única para alimentação do seu ar condicionado. Aparelhos como este consomem muita energia e consequentemente podem sobrecarregar a rede, danificando outros aparelhos eletrônicos.

Com essas dicas de infraestrutura você já pode escolher o seu climatizador. Mas lembre-se, ar condicionado não é tudo igual. Hoje o mercado oferece uma série de modelos com funcionalidades diferentes, mas antes de comprar é preciso ver o que melhor se adequa ao seu imóvel.

Não esqueça de calcular a capacidade do ar para o seu ambiente. Para isso é preciso levar em consideração se ele recebe sol de manhã ou à tarde, além de definir a potência de refrigeração que o seu ar condicionado precisa ter.

Agora que você já sabe o que precisa fazer antes de instalar o seu ar condicionado, deixe seu comentário aqui e conte para nós o que achou do post.
Whitepaper Scenarium