DecoraçãoImóvel

Planta do imóvel: como entender a sua e ao que ficar atento

Por 27 de fevereiro de 2017 Nenhum Comentário
Plantas de apartamento como entender a sua e ao que ficar atento

Veja se você se identifica com esta situação: está comprando um imóvel novo ou decidiu reformar a sua casa. De repente, o arquiteto responsável pela obra chega com a planta do imóvel e começa a explicar o que será feito, e ao olhar para o papel, você não consegue entender nada.

Calma, isso é muito comum entre várias pessoas. Pensando em ajudar você, no post de hoje vamos explicar alguns detalhes sobre plantas de apartamento e ao que você deve ficar atento. Tudo para tornar mais fácil a sua compreensão do projeto do seu lar. Acompanhe!

O que é uma planta?

A planta baixa de um imóvel é uma representação do seu ambiente completo em projeção horizontal. É como se você estivesse vendo o seu apartamento de cima, sem o telhado e a laje. Com a planta, você consegue dimensionar os espaços, entender como será a integração entre os ambientes, a circulação pelo imóvel, sua estrutura e todos os detalhes relacionados ao seu espaço como um todo.

Já a planta humanizada é aquela que vem com a representação dos móveis e revestimentos de piso desenhados e coloridos. É feita para que o morador entenda com mais facilidade o projeto.

As plantas são feitas em escalas reduzidas, mas proporcionais. Isso acontece porque não seria viável produzir uma planta do tamanho real do imóvel. Para ficar mais claro: cada metro equivale uma unidade de medida de acordo com a escala utilizada. Isso quer dizer que o número após os dois pontos, significa quantas vezes a dimensão original está sendo reduzida. Assim, se a escala é de 1:50, o desenho foi reduzido cinquenta vezes. Em uma planta com escala de 1:100, um quarto de 3 x 4 metros no mundo real, aparecerá na planta medindo 3 x 4 centímetros.

Na hora da construção, a planta é a base utilizada para executar a obra. A partir das orientações presentes no desenho são feitas as instalações. Para a reforma, ela é fundamental, pois mostra onde estão os sistemas de eletricidade, hidráulica, calefação e os pilares de sustentação do imóvel, como mostrado no infográfico abaixo:

Detalhes de uma planta de imóvel. Fonte.

Detalhes de uma planta de imóvel. Fonte.

# Confira dicas para ficar atento na planta do seu imóvel

  • Paredes, portas e janelas: As paredes são os elementos construtivos mais importantes, pois possuem função estrutural e devem sempre ter suas espessuras indicadas. Portas e janelas são elementos construtivos desenhados em intervalos nas paredes e que possuem localização e tamanhos exatos. As janelas são representadas por um desenho com três ou quatro linhas paralelas, enquanto as portas são representadas por um arco, que representa a rotação de abertura, e uma linha reta perpendicular à uma parede. O modo como as portas estão dispostas na planta de casa indicam como será a circulação do local e como os ambientes do imóvel se relacionam quanto a iluminação e a ventilação.
  • Parede hidráulica: Em ambientes como banheiro, cozinha e área de serviços, há a parede hidráulica, com os desenhos dos elementos que precisam de encanamento. Há também as plantas hidráulicas e elétricas, que especificam tubulação, fiação elétrica, tomadas e outros detalhes relacionados a esses dois aspectos.
  • Pavimentos ou pisos: Para os imóveis que possuem mais de um pavimento, serão necessárias plantas distintas para cada um deles, com denominações específicas, como Planta Baixa do Pavimento Térreo ou Planta Baixa da Cobertura.
  • Inspecione o desenho do chão da planta para determinar a posição dos armários e as dimensões dos quartos. Outras características do desenho do chão incluem a localização de acessórios como forno, aquecedor de água e pias.
  • Na planta baixa ainda devem constar informações e detalhes relevantes sobre a construção do imóvel: nome dos compartimentos e suas respectivas áreas úteis, além de níveis e posições de planos também no corte vertical.

Se você sentir dificuldades de entender a planta do seu imóvel, é importante que converse com o responsável pela obra e tire todas as dúvidas que surgirem no caminho.

Está pensando em reformar o seu apartamento, não deixe de conferir um checklist que vai tornar esse processo muito mais simples e organizado.