Reforma

Piso de Cerâmica ou Porcelanato? Saiba Como Escolher e Evitar Dores de Cabeça

Por 11 de dezembro de 2018 Nenhum Comentário
Piso de Cerâmica ou Porcelanato? Saiba Como Escolher e Evitar Dores de Cabeça

Os pisos de cerâmica e de porcelanato são extremamente parecidos e requisitados no ramo da decoração, isso porque possuem um design elegante e contemporâneo, fazendo com que combinem com a maior parte dos ambientes.

Entretanto, apesar da semelhança, eles apresentam características diferentes entre si. Em especial, na hora da fabricação e na finalidade de cada um. Por isso, neste artigo vamos esclarecer as principais diferenças entre o piso de cerâmica e o piso de porcelanato para facilitar a sua escolha.

Qual a diferença entre os pisos de cerâmica e porcelanato?

Existem diversos elementos que diferenciam um piso do outro. Sendo assim, separamos por tópicos para facilitar a comparação:

Fabricação

O processo de fabricação é um dos fatores de maior diferenciação entre eles, visto que o porcelanato exige um maior nível de tecnologia na hora da produção, por ser desenvolvido a partir da mistura homogênea de materiais — o principal é a porcelana. Por isso, este piso apresenta um aspecto vitral.

Enquanto isso, os pisos de cerâmica não precisam de tanta tecnologia para sua fabricação, justamente por não haver mistura de matéria prima. Aqui, o principal componente é a argila, o que facilita todo o processo.

Durabilidade

Os dois pisos possuem uma vida útil satisfatória, porém, o porcelanato é, de fato, um material mais resistente do que a cerâmica, tornando-o mais durável.

Outro fator que influencia a vitória do porcelanato no quesito durabilidade é a temperatura de queima durante a fabricação. Para tornar mais claro, a cerâmica queima em torno de 850ºC, já o porcelanato demanda, em média, 1.250ºC. A explicação é simples: quanto maior a temperatura de combustão, mais duradouro e resistente o material é.

Aplicação

A aplicação do porcelanato também é mais fácil, já que as peças podem ficar mais próximas umas das outras e, consequentemente, carecem de uma menor quantidade de rejunte — este, inclusive, precisa ser específico para porcelanato.

Ambiente

Devido a sua maior resistência, o piso de porcelanato é indicado para locais com grande circulação de pessoas, como os shoppings, por exemplo. Além disso, por conter 70% de materiais rochosos em sua composição — o que torna-o impermeável —, ele também pode ser utilizado em áreas que são molhadas com frequência.

Os pisos em cerâmica possuem um design mais aconchegante e, ao contrário do porcelanato, são ideais para locais com baixa circulação de pessoas, como ambientes caseiros ou pequenos restaurantes.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre piso de cerâmica e porcelanato, escolha o que mais se encaixa com o seu gosto e necessidade. Lembre-se de procurar um bom profissional para realizar a instalação!

Continue acompanhando o blog da Tarjab e saiba quando uma reforma simples é necessária. Está procurando por um novo imóvel? Aproveite para conhecer todas as opções da Tarjab!