Planejamento Financeiro

Passo a passo para a compra de um imóvel, sem dor de cabeça

Por 11 de janeiro de 2018 Um Comentário
passo-passo-para-compra-de-um-imovel-sem-dor-de-cabeca

Todo mundo sonha com a casa própria, e sem dúvidas, esse é um dos objetivos mais especiais a ser realizado. Mas comprar um imóvel é coisa séria e exige muita cautela, pesquisa e “pé no chão”.

Além de ser um investimento que compreende altos custos, ele também exigirá bastante responsabilidade e cuidados prévios, por parte do comprador, para não cair em uma enrrascada. Por isso, é importante estar bem preparado para fechar negócio.

Neste post vamos listar um passo a  passo para que você possa estar preparado na hora de comprar seu imóvel.

Passo 1: Defina o seu objetivo

Nesta fase de ideação é importante filtrar todos os seus sonhos e ver o que realmente você deseja dentre tantas possibilidades que o mercado pode oferecer. Você prefere apartamento, casa ou um flat? Qual proposta atende melhor às suas necessidades? Qual a região que melhor atende à sua rotina diária? Quantos quartos seriam ideais para o imóvel? O que você quer que tenha nele, um quintal, uma varanda gourmet?

Passo 2: Comece o planejamento

Depois de ter definido aquilo que você realmente quer, chegou a hora de colocar os objetivos no papel e conciliá-los com o que você pode. Nesta etapa do planejamento é importante definir o orçamento disponível para realizar este sonho e se ele realmente está de acordo com o que você deseja.

Se a opção for um financiamento, é importante fazer uma perspectiva de médio à longo prazo para saber se você conseguirá levar adiante este processo, não esquecendo dos gastos extras com documentação, reforma, etc.

Passo 3: Faça uma pesquisa

Definido o orçamento chegou a hora de pesquisar, nesta hora a internet pode ser uma excelente aliada. Hoje, você encontra uma série de portais e anúncios online que facilitam ainda mais a sua busca, com aplicação de filtros por região, tipo de imóvel, número de cômodos, etc.

Claro que você não precisa ficar preso apenas a pesquisa online, é válido também conversar com os amigos e dar um passeio pelos locais que você já elencou (lá no Passo 1, no começo do texto) e ver se você acha algum imóvel que te agrade.

Passo 4: Escolhas as melhores regiões para você

Com a criação da lista com os melhores imóveis que você escolheu, é importante que comparar cada um deles e pesquise a região que eles se encontram. Viver no centro das grandes cidades tem seus prós e contras, por isso é preciso saber exatamente o que você quer.

Faça um tour pelos bairros, conheça a vizinhança adjacente, veja se a localização oferece fácil acesso e pontos relevantes como transporte público, segurança, comércio local, etc.

Passo 5: Visite o imóvel e check a documentação

Esse é um dos passos mais importantes de todo o processo, definido o imóvel, não deixe de visitá-lo e checar se a documentação está toda em dia. Faça um levantamento das taxas e gastos que serão necessários posteriormente a compra. Caso tudo esteja de acordo, é hora de fechar negócio!

Aproveite este passo a passo para você organizar o processo de compra do seu imóvel e, é claro, evitar dores de cabeça desnecessárias. Deixe seu comentário no nosso Blog e conte para nós se você ainda tem alguma dúvida a respeito do tema.

ebook-planejamento-financeiro-para-a-compra-do-seu-imovel-

Join the discussion One Comment