Planejamento Financeiro

Organização Financeira: 4 atitudes para serem tomadas hoje

Por 29 de janeiro de 2016 3 Comentários
organizacao-finaiceira-atitudes

Se existe algo certo sobre decisões de mudanças de comportamento é não deixar a motivação morrer. Adiar o fato de que você precisa tomar atitudes, muitas vezes pequenas, é a grande razão de boa parte das mudanças de hábitos não se concretizar.

Sobre organização financeira não é diferente. Já falamos como o dinheiro assume uma posição aspiracional em nossas vidas, como podemos adotar outra relação com ele e como começar uma pequena reserva financeira sem abrir mão do consumo (Se não leu, clique aqui). Agora vamos dar 4 dicas razoavelmente fáceis para serem colocadas em prática hoje mesmo.

Pague você primeiro

Como comentamos no artigo anterior (Clique aqui), após anotar todos os gastos, você perceberá para onde está indo o dinheiro. Uma quantidade considerável com certeza é destinada para entretenimento ou itens nem sempre necessários. Não precisamos cortar todos eles, até porque isso não funciona. Sendo assim, uma alternativa para manter a sua cota de diversão é separar um valor semanal ou mensal, a seu gosto, para atividades variáveis, como um jantar ou cinema. Ter uma quantia fixa te faz selecionar melhor os programas que você aceitará ou as compras que fará.

Aproveite-se da Impulsividade

A maioria das compras desnecessárias é resultado de momentos de impulsividade. Esses momentos são vistos como algo ruim, porém eles podem servir para boas ações. Aqueles dias em que você está mais preocupado com o seu bolso são ideais para se deixar levar pela boa impulsividade.

Aproveite o seu estado de preocupação e corra para fazer alguma aplicação, transferir aquela graninha que está sobrando ou cortar alguns gatilhos de gastos.

Assine uma poupança automática

Se você costuma usar o Internet Banking, você mesmo pode assinar uma poupança automática, que consiste em uma transferência fixa mensal do seu salário para a sua conta poupança. Este valor será guardado antes mesmo de você pensar em gastá-lo.

Caso não seja muito fã do Internet Banking, basta ir à sua agência e solicitar ao gerente o serviço.

Entenda que gastar dinheiro vai além da sua conta bancária

Que nem todo gasto é ruim, isso sabemos. E quando esse gasto traz satisfação pessoal suficiente para evitar outros gastos realmente desnecessários, o mesmo deve ser levado em conta.

Por exemplo, praticar exercícios físicos diminui a ansiedade e ajuda a recuperar o equilíbrio emocional.

Neste caso, uma ida à academia quando você está se sentindo impulsivo pode substituir aquele desejo de compra. É importante entender que o descontrole financeiro geralmente está ligado à problemas emocionais que o dinheiro não pode sanar. É aqui que entra o sistema de substituição. Em vez de pensar em gastar, procure fazer algo que desprenda energia para normalizar tal desejo.

Quer saber sobre como se organizar financeiramente para comprar o seu imóvel? Confira a nossa série de posts sobre Planejamento Financeiro ou assine nossa newsletter para não perder outros artigos.

Qual o tamanho ideal de imóvel para a sua familia

Join the discussion 3 Comments