Planejamento Financeiro

O que levar em conta na hora de comprar um imóvel?

Por 2 de fevereiro de 2016 Um Comentário
o-que-levar-em-conta-na-hora-de-comprar-um-imóvel-post

Muitas pessoas têm a compra da casa própria como a realização de um sonho. Você pode até estar preparado paraassumir um investimento de longo prazo, mas existem outros fatores que devem ser levados em conta antes de assinar o contrato.

Para que esse sonho não se transforme numa dor de cabeça, é necessário cuidado na avaliação do negócio. Se você deseja comprar um apartamento pronto, é importante analisar alguns pontos, como o tamanho dos espaços internos, a ventilação, os sistemas de encanamento e cabeamento, o acabamento, a posição do imóvel em relação à luz solar e o perfil dos moradores do condomínio.

Se você for investir em um imóvel na planta, então a atenção deve voltar-se para o histórico da construtora responsável em termos de atendimento, segurança, assistência técnica pós-obra, aderência às normativas técnicas do setor, possibilidade oferecida para a personalização dos espaços, prazos de entrega e o que é preciso para o recebimento das chaves. Também é uma boa prática avaliar as cláusulas de contrato adotadas que ilustra como a construtora agirá caso o consumidor tenha problemas. E, tanto para imóveis prontos ou na planta, a localização é algo fundamental, mas vamos deixar esse assunto para um próximo post.

Outras questões essenciais são as suas prioridades. Se você faz home office, não precisa pagar pela localização. Se você não tem tempo para utilizar recursos de condomínio, como salão de festas, academia ou piscina, então pode escolher um edifício menos equipado. Se você vai morar sozinho, pode escolher um apartamento mais compacto. Tudo isso influencia não só no valor do imóvel, mas também nos processos de compra e entrega.

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?

Join the discussion One Comment