Planejamento Financeiro

O Que é Taxa Referencial?

Por 15 de novembro de 2018 Nenhum Comentário
O Que é Taxa Referencial?

Ao realizar um financiamento, existem diversas variáveis que podem afetar o valor final do acordo. A maioria delas não é tão preocupante para o comprador, mas para compreendê-las, um bom começo é saber o que é taxa referencial e como ela pode modificar o valor de seu contrato de financiamento.

Saiba mais sobre isso neste artigo!

O que é taxa referencial?

Para compreender o que é taxa referencial é necessário voltar até meados de 1990, no governo de Fernando Collor, período da superinflação que assolou o Brasil.

Devido à flutuação excessiva dos valores, foi criada a Medida Provisória nº 294, em janeiro 1991, que foi ratificada dois meses depois pela Lei nª 8177. Ela regulamentava um conjunto de medidas de política econômica instituído à época. A taxa referencial deveria servir como ponto de partida para os juros vigentes, e sua divulgação deveria ser diária.

Hoje, o valor é calculado pelo Banco Central, e segue as taxas médias ajustadas das trinta maiores instituições financeiras do país. a base de cálculo, bem como a divulgação, ainda é diária. Uma das maiores aplicações da TR é o Sistema Financeiro da Habitação, principalmente nos pagamentos a prazo. Ela também corrige a caderneta de poupança e o saldo do FGTS.

Como a taxa referencial afeta seu financiamento

Por ser aplicável a pagamentos de longo prazo, a TR afeta diretamente o ato de financiar apartamentos e casas, e ainda que apresente um valor baixo se pensada de maneira unitária, no acumulado anual ela pode significar uma grande diferença no que será pago.

Pense que, se um imóvel for financiado em 30 anos, por exemplo, serão 360 meses de TR acumulada estimada influenciando o valor final. Para uma taxa referencial de 0,177% ao mês, o valor do financiamento, dependendo dos juros aplicados, pode aumentar mais de um terço!

Porém, hoje passamos por períodos nos quais a inflação sobrepõe o valor da taxa referencial, o que significa que futuramente, se tudo correr bem, os valores serão muito menos influenciados pelo volume acumulado da taxa extra.

Além disso, os juros básicos caíram neste ano, o que também auxilia na redução do preço dos imóveis e facilita a compra de imóvel por financiamento, principalmente pelo SAC (Sistema de Amortização Constante).

Gostou de saber o que é taxa referencial? Para mais informações sobre imóveis e mercado imobiliário, acompanhe os artigos da Tarjab!