Sem categoria

O Que é Preciso para Financiar um Apartamento?

Por 26 de julho de 2018 Nenhum Comentário
o que é preciso para financiar um apartamento

Quando se pensa em realizar o sonho da casa própria, o financiamento é uma opção bastante atrativa. Entretanto, além da comprovação de renda compatível com o valor das parcelas, outros critérios para ser aprovado devem ser levados em consideração.

Você sabe o que é preciso para financiar um apartamento? Continue neste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo no processo de financiamento de um imóvel é planejar-se financeiramente. Tenha em mente que o planejamento mensal não deve ser completamente comprometido apenas com as parcelas de um imóvel.

Analise todos os gastos, sejam fixos ou variáveis e tenha a certeza de que irá conseguir arcar com os pagamentos em dia. Além disso, poupar para ter um valor maior de entrada contribui para que o valor das parcelas sejam menores ou ainda que o imóvel seja quitado em menos tempo.

Entenda os tipos de financiamento

Saiba que para financiar a compra de um imóvel seja ele novo ou usado você pode se utilizar de três tipos de recursos: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ou o financiamento direto com a construtora. Neste último, existe maior flexibilidade, pois pode-se negociar o valor que será financiado.

Optando pelo uso do FGTS, que faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o valor do imóvel e o do financiamento têm limites que variam de acordo com o órgão. Dentro do SFH, os bancos estão impedidos de cobrar uma taxa de juros maior que 12% ao ano, no entanto, há limites em quanto será financiado.

Além disso, apenas pessoas com um uma renda máxima determinada podem optar por esse tipo de financiamento. Já fora do SFH, podem ser financiados imóveis com valores mais altos.

O que acontece no caso de inadimplência?

Se por acaso o comprador não consiga arcar com as parcelas em débito, existe a possibilidade do banco leiloar o imóvel através de ação judicial. Nesse caso, o valor é utilizado para quitar a dívida e despesas jurídicas, sendo que o que sobrar é devolvido. Em hipótese de atraso no pagamento, correrão juros de até 1% do valor total e multas de no máximo 2%.

Gostou de saber o que é preciso para financiar um apartamento?

Agora que você já tem uma noção do é necessário, que tal conhecer os imóveis da Tarjab Construtora? Como o empreendimento Up Saúde, projeto arquitetônico Rubio & Luongo

a seis minutos da Estação Saúde de metrô! Acesse o site da Tarjab e veja este e outros apartamentos disponíveis.

 

Kit especial PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR