Planejamento Financeiro

O que é Orçamento Inteligente?

Por 24 de outubro de 2018 Nenhum Comentário
O que é Orçamento Inteligente?

Está planejando adquirir o seu novo apartamento, imóvel comercial ou realizar a reforma dos sonhos? Aprenda a planejar com um orçamento inteligente.
Este termo é utilizado para designar as ações pensadas para dar o melhor uso ao seu dinheiro. Seja qual for o seu limite de gastos, este tipo de orçamento vai te ajudar a realizar o objetivo final. Confira como executá-lo lendo este artigo.

Primeiros passos para um orçamento inteligente

A primeira ação a ser tomada é a checklist de tudo o que você deseja fazer. Anote detalhadamente cada um dos seus desejos em relação ao imóvel e comece a pesquisar.

Ligue em prestadores de serviços, procure na internet e anote os preços passados. Com estas informações em mãos, siga os próximos passos:

Defina as prioridades

Não é sempre que o seu limite de gastos contemplará os preços finais da compra ou reforma de imóvel, por isso esta é a hora de definir o que é essencial no seu projeto.
Se estamos falando da aquisição de um apartamento, por exemplo, decida a região, a metragem e outros aspectos que são indispensáveis para o seu conforto.
Já se o objetivo é a reforma de um espaço, coloque no papel os pontos mais urgentes e que farão real diferença na convivência diária dentro do ambiente.

Rever o seu orçamento

Manter os gastos sob controle na hora de realizar um orçamento inteligente é fundamental. Antes de tudo, reveja todos os seus recursos disponíveis para execução da obra, seja uma construção ou reforma.
Manter uma estimativa inicial dos valores é fundamental para entender como funcionam. Este passo é recomendado, principalmente, para quem deseja optar por um financiamento. Afinal, é preciso garantir a quantia destinada ao pagamento das parcelas e também uma margem de 10% a mais em caso de gastos não previstos.

Trabalhar com prazos

Lidar com prazos é extremamente importante se você pretende montar um orçamento inteligente. Vai reformar a cozinha? Defina um mínimo e máximo de tempo para que a obra ocorra.

Vai comprar um apartamento na planta? Planeje o período que antecede a entrega para organizar as finanças e realizar a compra de móveis, instalações e pagamento de condomínios ou outras taxas administrativas da mudança.
Siga as nossas dicas de planejamento para um orçamento inteligente, que vai possibilitar a realização do seu sonho de adquirir ou reformar um imóvel.

Você pode encontrar mais dicas como esta no blog da Tarjab. Não deixe de acompanhar as publicações!