Investimento

O Que É o IGP-M?

Por 19 de fevereiro de 2019 Nenhum Comentário
O Que É o IGP-M?

Você sabe o que é o IGP-M? Confira este artigo para saber qual é a sua real importância e, principalmente, como ele é capaz de afetar os seus investimentos no mercado imobiliário.

O que é o IGP-M e para que serve?

O IGP-M é uma sigla para índice Geral de Preços do Mercado, que é calculado mês a mês pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado para que as tomadas de decisão sejam baseadas em seu resultado.

Em geral, para saber o que é IGP-M, é importante ter em mente que trata-se de um índice imobiliário usado como referência para a realização de reajustes de energia elétrica e de contratos de aluguel, por exemplo — fatores que influenciam bruscamente em seu investimento. No caso da compra de um imóvel, ele influencia apenas no valor das parcelas cobradas após a finalização da construção.

Normalmente, imobiliárias e corretores autônomos são os maiores utilizadores do IGP-M para a precificação dos imóveis.

Como funciona o IGP-M?

Agora que você já sabe o que é o IGP-M, que tal entender como é o seu funcionamento?
Bom, conforme detalhado acima, o índice serve como um corretor de aluguéis ou parcelas — nos casos de compra de imóveis. Por isso, é importante considerar o que é previsto nesse cálculo.

O indicador engloba fatores como: IPA-M (Índice de Preços no Atacado — Mercado), que é o principal, IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor — Mercado) e inflação do país.

Os dados são levantados entre o dia 21 e o dia 20 do mês seguinte, onde as unidades na planta, por exemplo, possuem seus valores reajustados durante o andamento da obra por meio do CUB (Custo Unitário Básico) ou INCC (Índice Nacional da Construção Civil) e, após a finalização do bem, é indexado através do próprio IGP-M.

O que é o IGP-M acumulado?

Se você ainda não ouviu falar sobre o IGP-M acumulado, com certeza irá. Mas, calma, não é nada complicado. Trata-se apenas da soma de todos os valores de IGP-M dos últimos doze meses e costuma ser utilizado para a previsão de reajustes de aluguel nas datas estipuladas do contrato.

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre o que é o IGP-M? Continue acompanhando o blog da Tarjab e descubra se há desvantagens em adquirir um imóvel em construção.