Imóvel

O Que é Custo Efetivo Total?

Por 12 de março de 2019 Nenhum Comentário
Descubra o que é custo efetivo total

Toda transação financeira parcelada é composta por diversos itens. A soma deles constitui o que é custo efetivo total (CET). No caso dos imóveis, ele está presente principalmente no financiamento, e entendê-lo é crucial para saber exatamente o quanto você está pagando por seu bem.

Neste artigo, falaremos a respeito do CET e daremos detalhes sobre o que você precisa saber. Confira!

Afinal, o que é custo efetivo total?

No caso de um financiamento imobiliário, cada parcela é composta pelos seguintes itens:

  • amortização — o quanto do saldo devedor está sendo reduzido;
  • seguros — morte e invalidez (depende da idade do comprador) e danos físicos ao imóvel, determinado pelo
  • perito;
  • juros;
  • custos administrativos — cobrados de maneira específica pela instituição responsável pelo financiamento.

A união deles gera o que é custo efetivo total. Os seguros e as taxas administrativas geram mudanças no valor pago ao final do parcelamento, por isso é necessário compreendê-los para entender ao certo pelo que estará pagando.

Os juros, entre todos os valores dispostos no CET, é o mais variável diante do parcelamento, pois são diferentes de instituição para instituição, bem como os custos administrativos. A Taxa Referencial é outro ponto importante a se considerar.

Como usar o custo efetivo total para fazer a melhor negociação?

Desde 2008, o Banco Central fez com que seja obrigação da parte dos bancos a divulgação do custo efetivo total do financiamento. Vale lembrar que ele também é utilizado para outras modalidades de empréstimo e crédito, não sendo exclusivo do financiamento.

Uma das principais razões pelas quais você deve entender o que é o CET na hora de comprar seu imóvel é porque é por ele que você precisará comparar as propostas de financiamento que lhe forem feitas. Existe, inclusive, a possibilidade de portar o pagamento para outra instituição caso o CET seja melhor. Veja bem as condições e compreenda o que será mais vantajoso. Atente-se também ao índice imobiliário para ter ainda mais assertividade na compra!

Busque simuladores de financiamento para encontrar o melhor CET

Os simuladores de financiamento, devido à normativa apontada pelo Banco Central, também precisam oferecer como informação o custo efetivo total de um parcelamento. Portanto, caso vá financiar um imóvel, não deixe de consultar algum dos diversos simuladores disponíveis pela internet.

Lembre-se sempre que a parcela não é somente o valor referente ao que será pago pelo imóvel comprado e compare as opções diante do total! Ainda que a diferença seja pequena, ao final de 60 ou 100 parcelas, ela será muito maior diante do custo efetivo total.

Agora que já sabe o que é custo efetivo total, veja mais informações a respeito do mercado no blog da Tarjab!