Certificações

Norma de Desempenho — O Que É? E Devo Ficar de Olho?

Por 4 de outubro de 2018 Nenhum Comentário
Norma de Desempenho: O Que É? E Devo Ficar de Olho?

A aquisição de um imóvel para morar é um sonho para a maioria dos brasileiros. No momento da escolha do imóvel, imaginamos como será a nossa vida nesse novo lugar e como podemos ter a melhor qualidade de vida em cada imóvel analisado.

Nesse sentido, pensamos na localização, se fica próximo do metrô, nos serviços oferecidos na região, no trânsito do entorno e na segurança do local. E também analisamos se o valor do imóvel e as condições de pagamento se adequam àquilo que cabe no nosso bolso.

E quando olhamos para o empreendimento, buscamos um apartamento no qual a fachada do prédio seja bonita e agradável, se a planta do imóvel satisfaz as nossas necessidades de habitabilidade; se há opções de sustentabilidade no empreendimento e se o local nos passa a segurança em todos os aspectos, tanto de uso, quanto patrimonial.

Mas quando olhamos para o empreendimento, será que as nossas projeções de habitabilidade, sustentabilidade e segurança serão realmente atendidas? Afinal, na maioria dos casos o imóvel ainda nem saiu da planta.

Como podemos ter maior certeza que essas projeções se concretizarão de fato?

A Norma ABNT NBR 15575, também chamada de Norma de Desempenho para Edificações, é um marco regulamentar da Construção Civil que veio para responder essa dúvida. Antes de sua implementação, as normas tinham enfoque apenas nos componentes de uma edificação; agora também é importante o desempenho dos sistemas constituintes de uma edificação.

A norma foi estruturada de forma a garantir que todos os aspectos de desempenhos relevantes numa edificação fossem abordados e que as expectativas do usuário-referência pudessem ser qualificadas e quantificadas para que se pudesse ter uma forma objetiva de analisar se o empreendimento tem um desempenho aceitável.

Todos os projetos protocolados a partir de 19 de Julho de 2013 devem atender aos requisitos e critérios estabelecidos pela Norma de Desempenho.

O atendimento à Norma depende que todos os agentes envolvidos com a entrega do empreendimento (construtores e incorporadores, projetistas, fornecedores, e usuários) estejam engajados no cumprimento de todos os itens pertinentes.

A garantia do atendimento à Norma de Desempenho de um empreendimento é uma segurança extra para o cliente de que a edificação foi concebida e construída conforme exigentes parâmetros técnicos de habitabilidade, sustentabilidade e segurança.

Que tal pensar na Norma de Desempenho como um dos fatores de escolha do seu futuro lar? Só temos a ganhar.

 

Saiba como encontrar o apartamento dos seus sonhos! Receber ebook!