Planejamento Financeiro

É possível começar o ano sem dívidas?

Por 14 de dezembro de 2017 Nenhum Comentário
e-possivel-comecar-o-ano-sem-dividas

2018 já está batendo na porta e a pergunta que todo mundo faz: como começar o ano sem dívidas?

Realmente é um desafio, afinal, além das festas de final de ano, janeiro já começa com pagamentos onerosos como IPVA, seguro, entre outras contas. Comparado aos anos anteriores, 2017 teve um fôlego a mais.

No segundo semestre o PIB subiu 0,2% e o brasileiro conseguiu retomar um consumo tímido. Para 2018 as perspectivas são boas, e a expectativa é que ele alcance a meta 2,50%.

Mas apesar do cenário se apresentar positivo, organização e planejamento são sempre necessários quando o assunto é dinheiro. Vamos listar aqui algumas dicas para que você comece 2018 no azul.

Avalie suas contas

Esse é o primeiro passo para quem quer entrar em 2018 com uma situação financeira minimamente estável. Na loucura do dia a dia esquecemos de parar para avaliar nossa vida financeira, organizar o dinheiro que está entrando, listar o que está saindo e os extras, sejam eles lucros ou possíveis despesas.

Planeje seus gastos

Depois de analisar todas as contas é hora de planejar os gastos. O final de ano traz consigo uma lista de gastos adicionais, que fogem da programação mensal de casa, por isso a importância de prever o que irá sair.

Faça a lista de presentes para o natal e o quanto pretende gastar em cada um deles, liste as contas que você precisará pagar no começo do ano como impostos, IPTU, IPVA, escola das crianças, entre outros.

Use bem o 13º

Esse é um dos maiores desafios, afinal, quando o dinheiro aparece na conta a vontade é de comprar tudo aquilo que você queria desde o começo do ano e não conseguiu.

Se você tem dívidas em aberto, opte por quitá-las ou se sabe que novos gastos entrarão no começo de 2018, poupe este dinheiro para um próximo momento, você não vai se arrepender.

Compre à vista

Se você cumpriu o primeiro item dessa lista, esse passo vai ser fácil de realizar. Pagar as compras de Natal à vista é a melhor maneira de não entrar 2018 com a conta no vermelho.

Evite fazer parcelamentos e se o dinheiro estiver curto, opte por presentes mais em conta, que realmente caibam no seu bolso. Se não conseguir fugir do cartão de crédito, faça o mínimo de parcelas possíveis, isso irá facilitar caso apareçam novos gastos.

Planeje sua viagem

A viagem de final de ano é quase que um regra para muitas famílias, afinal esse é o tempo do merecido descanso juntos. O correto é organizar esse momento desde o começo do ano, para pagar os passeios antecipadamente e aproveitar ainda mais as férias.

Mas para aqueles que não conseguiram se programar, a melhor coisa é montar um roteiro prévio da viagem, com estadia, os locais que serão visitados, alimentação e lazer, organizando uma estimativa de gastos para não ter surpresas desagradáveis depois.

Não esqueça de investir

Esse é um passo mais à frente, mas se o seu objetivo é uma mudança completa nos hábitos financeiros, não deixe de investir ou poupar um dinheirinho para o futuro. Hoje, o mercado oferece uma série de possibilidades e mesmo com um baixo valor você pode investir e garantir um dinheirinho para o ano que vem e começar o ano sem dívidas.

Você pode começar 2018 sem dor de cabeça e a ideia é justamente mudar alguns hábitos para que você possa ter mais tranquilidade ao longo do ano e não ficar preso ao monstro das dívidas.

E aí, você já pratica algumas dessas dicas que listamos aqui? Compartilhe com a gente nos comentários e não deixe de acompanhar o nosso Blog!

ebook-planejamento-financeiro-para-a-compra-do-seu-imovel-