DecoraçãoImóvelReforma

Conheça as ferramentas que você precisa ter em casa

Por 20 de março de 2017 Nenhum Comentário
Conheça as ferramentas que você precisa ter em casa

Quem nunca precisou lidar com uma pia que não parava de pingar, mesmo tendo-a fechado ao máximo? Ou então precisou pendurar um quadro, mas não tinha martelo e prego disponíveis? Ter um kit básico de ferramentas para essas e outras melhorias do seu imóvel é mais do que necessário, é fundamental para viver prevenido contra imprevistos!

Um kit básico de ferramentas é quase o mesmo que um Kit de primeiros socorros para a sua casa. Agora, se você não sabe muito bem o que ter em casa, fique tranquilo que listamos para você quais são as ferramentas “mão na roda” para reparos simples em paredes de alvenaria, drywall, móveis e muito mais. Confira!

# Ferramentas para se ter em casa

  • Caixa de ferramentas: É ideal que você separe um recipiente específico para as suas ferramentas, feito de um material resistente (para aguentar o peso e não sofrer danos com objetos pontiagudos) e que seja fácil de ser transportado de um cômodo para o outro. Se você tem crianças em casa, procure uma caixa que possa ser trancada.
  • Ferramentas para drywall: hoje, quase todos os apartamentos e casas possuem alguma estrutura em drywall, muito por conta da sua qualidade e fácil manutenção. Portanto, é sempre bom ter uma furadeira/parafusadeira, parafusos e buchas específicas para esse tipo de material.
  • Chave de fenda: Essa ferramenta serve para apertar ou soltar parafusos. O ideal é que você tenha dois modelos em casa, uma pequena, com haste fina, para parafusos menores, e uma grande para consertos maiores.
  • Chave Philips: É uma chave igual à de fenda, mas usada em outro tipo de parafuso, com a fenda em cruz, muito utilizado em móveis de cozinha, por exemplo.
  • Alicate universal: Pode ser utilizado para cortar e dobrar fios, além de apertar objetos. O ideal é optar por um modelo que tenha o cabo isolado.
  • Martelo:  Ferramenta indispensável para fixação de pequenos enfeites e objetos na parede, ou para bater um prego frouxo em móveis de MDF ou MDP. O martelo chamado “de unha” é uma boa opção, já que o outro lado da sua cabeça é bifurcado e serve para extrair pregos. Tenha preferência por aqueles com cabos de madeira, resistentes, mas leves.
  • Fita isolante e fita veda-rosca: Podem ser utilizadas em reparos elétricos e hidráulicos, como arrumar um fio desencapado ou apertar um cano frouxo.
  • Pregos e parafusos: São fundamentais para pequenos reparos. Uma dica é guardá-los divididos por tamanhos e tipos, evitando perda de tempo na hora de imprevisto.
  • Trena: É um utensílio essencial para medir o tamanho dos espaços e objetos. Por exemplo, identificar o tamanho de fogão que cabe na cozinha ou medir o tamanho da porta para saber se a cama entrará no quarto.
  • Tesoura: Talvez seja uma das ferramentas mais básicas, mas é extremamente útil para cortar fios soltos, caixas de papelão ou plástico.
  • Colas e silicones: Com eles, você pode realizar reparos rápidos e fáceis, como colar objetos de madeira ou selar ralos de banheiro.

O blog Casa Show montou um exemplo de kit básico de ferramentas:

Ferramentas para ter em casa

Ferramentas para ter em casa. Fonte.

Você também pode optar por comprar kits prontos, vendidos em supermercados ou lojas de materiais de construção, e ir complementando com o que precisar. A vantagem desses kits é que contam com ferramentas de uma mesma marca, que são produzidos para funcionarem bem entre si. Ou seja, a chave de fenda é adequadas para os parafusos disponíveis, por exemplo.

Outro ponto importante no qual você deve estar atento é identificar as suas necessidades e habilidades para utilizar cada uma dessas ferramentas. Adquira o que for otimizar os reparos do seu dia a dia, e se sentir dificuldade em algum ponto, chame um especialista.

Agora se você está pensando em reformar o seu imóvel, já sabe quais itens são indispensáveis para que tudo corra sem problemas? Confira o nosso Checklist de tarefas para reformas!