Planejamento Financeiro

Comprar ou alugar um imóvel? Eis a questão

Por 30 de janeiro de 2016 Um Comentário
comprar-ou-alugar-imovel

Esta é uma questão que assola muita gente na hora de decidir sobre a compra de um imóvel. Do ponto de vista estritamente financeiro, talvez compense mais alugar ou comprar um imóvel à vista, mas essa decisão não depende apenas de dinheiro, envolve outras questões mais complexas.

Abordamos a importância de saber diferenciar necessidade de desejo em outro artigo (Ainda não leu? Clique aqui!). Ter um imóvel próprio quase sempre integra um campo que mistura necessidade e desejo, chamado sonho. Muitos enxergam imóveis como investimentos, e eles podem mesmo ser, mas eles são antes de qualquer coisa patrimônios.

Justamente por esse patrimônio ser designado como sonho, não dá para considerar apenas a questão financeira. Afinal, não há nada mais significante que conseguir realizar algo tão ansiado por você.

Apesar do aluguel demonstrar-se mais flexível por ser mais fácil de entrar e sair, ser dono de sua casa envolve alguns benefícios inestimáveis, como poder fazer alterações no espaço (pintar, furar, modificar o layout) sem ter que pedir a autorização de terceiros. Além, é claro, da calma de ter o seu próprio teto e a consequente valorização de mercado.

Considerando apenas o dinheiro, comprar um imóvel exige um certo nível de responsabilidade. A decisão de aluguel ou compra, está muito mais ligada à parcimônia do comprador neste caso. Se você não consegue poupar, não faz sentido assumir um compromisso de longo prazo. E é aqui que entra a nossa conversa sobre planejamento financeiro.

Quer saber sobre como se organizar financeiramente para comprar o seu imóvel? Confira a nossa série de posts sobre Planejamento Financeiro ou assine nossa newsletter para não perder outros artigos.

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?

Join the discussion One Comment