Sem categoria

Como escolher onde morar: 6 dicas para você encontrar o imóvel ideal

Por 5 de setembro de 2016 Nenhum Comentário
Como escolher onde morar: 6 dicas para você encontrar o imóvel ideal

Você está decidido a comprar a sua casa própria ou mudar para um apartamento melhor, mas na hora de escolher, como identificar qual é o melhor bairro onde morar? O bairro onde ficará o seu imóvel irá refletir na sua rotina, experiência de vida e, claro, valorização do seu imóvel.

Nesse artigo, você encontra seis dicas em que pode se basear para escolher o bairro em que irá viver.

Escolha entre Bairros antigos x Bairros novos
Bairros antigos, geralmente, já estão melhor estabelecidos, com infraestrutura completa, áreas extensas e uma cultura própria. Em contrapartida, podem sofrer com problemas de urbanização e modernização.

Já os bairros novos costumam oferecer mais opções de cultura e lazer, acesso a transporte público, além de prédios mais modernos. Mas, em sua maioria, esses bairros contam com apartamentos menores, devido às leis de infraestrutura urbana. Então reflita sobre o que um bairro precisa ter para o seu viver bem.

Descubra a infraestrutura que o bairro oferece
Caminhe pelo bairro e conheça o que ele oferece. Veja se há supermercados, bancos, correios, acesso a transporte público e tudo que for essencial para o seu bem-estar. Se o imóvel for para toda a família, saiba onde ficam escolas, creches e opções de lazer. É sempre importante pensar e pesar: eu vou precisar de carro para ir ao supermercado ou a farmácia? Se optar por morar no bairro X, conseguirei realizar tarefas básicas sem a necessidade de transporte ou ficarei dependente?

Entenda onde estão os trens, metrôs e ônibus
E já que falamos de transporte, descubra a proximidade de transportes públicos e vias de acesso e saída do bairro. Por exemplo, se alguém da residência não tem a possibilidade de se deslocar de automóvel pela cidade, é indicado morar em bairros que ofereçam fácil acesso a pontos de transporte público. Mas se isso não é um problema, pode apostar em bairros mais afastados, economizando no valor da compra ou locação do imóvel e ganhando mais tranquilidade.

Saiba em quanto tempo estará em casa
Você descobriu os acessos a transporte público do seu bairro-alvo, mas já verificou o trânsito para sair e chegar nele? Para uma escolha que não dará dor de cabeça mais tarde, analise quais são os seus trajetos habituais e veja a média de tempo que levará entre esses deslocamentos. Afinal, ninguém quer passar duas horas no trânsito par voltar para casa do trabalho. Duas boas ferramentas para medir isso são o Google Maps e o Waze.

Analise a segurança do bairro
Uma dica extremamente importante: avalie se onde você irá viver é seguro. Converse com os vizinhos e comerciantes e faça bastante pesquisa. Afinal, estamos falando do seu bem estar, então, mãos na massa, ninguém quer viver inseguro!

Para quem vive ou pretende morar em São Paulo, o Estadão criou Mapa da Criminalidade da cidade, com os índices de cada bairro.

Fique atento a sua rotina e da sua família
A sua casa precisa ser o seu local de estar bem, portanto, analise a sua rotina, veja o que é importante para você, do que sente falta no local onde mora e que benefícios um novo bairro pode trazer para sua vida. Se for morar com a família, pergunte a opinião deles também, veja o que valorizam e, principalmente, o que não querem em seu dia a dia. Essa decisão precisa ser de consenso (democrática para todos).

Você tem mais alguma dica para dar? Compartilhe conosco!