Planejamento Financeiro

Como comprar um imóvel sem ter guardado dinheiro?

Por 3 de fevereiro de 2016 Um Comentário
como-comprar-imovel-sem-guardar-dinheiro

Nossa conversa até aqui foi sobre como se organizar financeiramente para não só diminuir as suas preocupações com o dinheiro e aprender a lidar com ele de maneira mais consciente, mas também para você conseguir concretizar seus sonhos, como comprar um apartamento.

Dito isto, se você deseja comprar um imóvel, mas não possui valor suficiente para a entrada ou não sabe quais são as suas possibilidades nesse caso, então temos algumas dicas úteis. Porém, investir em um patrimônio é algo que exige parcimônia do comprador. Tenha isso em mente sempre.

Comprar um imóvel na planta é o primeiro pensamento de quem deseja ter o seu próprio canto. É uma boa alternativa, mas é importante considerar alguns fatores. Vamos supor que o apartamento será construído em 36 meses e que, durante esse tempo, você pagaria um valor fixo mensal para atingir pelo menos 20% do total. Na entrega, o restante do valor seria corrigido pelo Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M), levando em conta o índice dos últimos 12 meses, ou seja, provavelmente você teria que pagar um pouco mais do que imaginava. Além disso, dependendo do saldo devedor, você teria que comprovar uma renda de pelo menos R$ 10 mil por mês. Esta opção funciona somente para aqueles que têm claro em mente o compromisso financeiro que estariam assumindo.

Outra opção é aplicar mensalmente uma quantia para conseguir dar a entrada e sanar uma parte considerável da compra. Com as nossas dicas de planejamento financeiro, você já pode começar a pensar nesse investimento, certo? Assim você não teria que assumir um compromisso de longo prazo de cara e teria tempo para pensar a melhor maneira de conseguir realizar seu sonho.

Agora, se você não consegue mesmo poupar dinheiro, então o consórcio pode ser outra opção. O consórcio reúne um grupo de pessoas que paga parcelas mensais para ratear o valor total do imóvel. Durante esse processo, é possível ser contemplado com uma carta de crédito a qualquer momento para conseguir comprar o patrimônio.

Informe-se mais sobre essa alternativa, caso seja o seu caso. No entanto, aprender a investir o seu próprio dinheiro pode ser a alternativa que mais lhe trará recompensas na vida no geral. Vale pensar!

Enquanto isso, se você quer saber sobre como se organizar financeiramente para comprar o seu imóvel, confira a nossa série de posts sobre Planejamento Financeiro ou assine nossa newsletter para não perder os próximos artigos.

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?

Join the discussion One Comment