ImóvelInvestimento

Como comprar um imóvel para o seu filho?

Por 6 de março de 2017 Nenhum Comentário
Como comprar um imóvel para o seu filho?

A maior realização para boa parte dos brasileiros é a compra da casa própria. Então imagine a felicidade que é poder comprar um imóvel para o seu filho. Uma realização maior ainda, não é mesmo? É a oportunidade de garantir o futuro lar do seu filho e, de quebra, fornecer uma excelente opção de investimento.

Se você já está pensando nessa opção ou refletindo sobre formas de viabilizá-la, confira algumas dicas de como comprar o imóvel do seu filho.

# Quero comprar um imóvel para o meu filho

O ideal é começar o planejamento do apartamento do filho antes mesmo de pensar na faculdade. Isso não quer dizer escolher uma coisa em detrimento a outra e sim, criar fundos paralelos para os dois destinos (se essa for a opção). Assim você não compromete o seu dinheiro atual.Confira o nosso e-book de Planejamento Financeiro para compra de imóvel para saber como fazer seu planejamento financeiro.

Se o seu filho ainda não estiver em idade de ir para a faculdade, você pode optar primeiro pela compra do imóvel e utilizar o aluguel desse apartamento para pagar a faculdade. Aproveite também a pouca idade, para incentivá-lo a retirar parte da sua mesada para esse investimento futuro.

Como pagar esse imóvel – À vista ainda é a melhor forma de conseguir mais descontos e benefícios. Mas se não tiver todo o dinheiro, tudo bem, diversos bancos têm linhas de crédito para financiamento imobiliário. Pesquise qual oferece a melhor taxa, forneça uma boa entrada e financie o resto (aqui você encontra 7 dicas que podem ajudar a economizar no financiamento).

Se você está em dúvida sobre o que escolher, é mais interessante optar por imóveis na planta. Além de conseguir apartamentos com preços mais atrativos, seu filho terá um lugar novo em folha, podendo decorá-lo do seu jeito. Empreendimentos novos também já vem com áreas de lazer completas, um excelente atrativo para quem decide alugar e que valoriza o imóvel.

Importante lembrar: o imóvel é para o seu filho, então tente pensar no estilo de vida que ele tem e o quais são suas obrigações diárias (estágio, faculdade etc.) e opções/custo de deslocamento (estações de ônibus/metrô ou saídas para as principais vias, além de distância entre ). Não adianta comprar um imóvel de 5 quartos se o seu filho pensa em morar fora e não ter filhos. A não ser que você esteja pensando em um imóvel como investimento. Se for assim, continue a leitura que temos mais dicas!

# Quero investir em um imóvel para o meu filho

Caso o imóvel seja um investimento para o futuro do seu filho, faça uma pesquisa e opte por imóveis localizados em bairros que têm o potencial de se valorizar em alguns anos. Temos um conteúdo que vai ser uma mão na roda nessa hora: 4 dicas para escolher a região onde vale a pena investir em imóveis.

Outra opção interessante é investir em imóveis comerciais, como salas e escritórios. Esse tipo de empreendimento costuma ser uma opção bastante procurada por quem quer investir em imóveis, gastando menos do que com um apartamento residencial, e ter maiores chances de alugar com contratos longos.

# Quero ajudar o meu filho a comprar um imóvel

Agora se você está pensando em ajudar na compra de um imóvel, também há algumas opções disponíveis. Afinal, se o seu filho estiver iniciando uma carreira profissional agora, comprometer boa parte de suas economias num imóvel pode ser uma tarefa difícil.

  • Você pode compor renda com o seu filho em um financiamento de imóvel. Consulte o seu banco para saber como fazer e as taxas disponíveis;
  • Emprestar o dinheiro total da compra ou da entrada – Como dito, se o seu filho está começando a trabalhar agora, é difícil que consiga se comprometer com prestações. Mas você pode ajudá-lo emprestando o dinheiro completo da compra ou da entrada, combinando formas de pagamento que caibam no bolso dele. E claro, evitando os juros de um financiamento.

Encontrar o melhor imóvel (sendo também o melhor investimento) não precisa ser uma tarefa difícil e a Tarjab pode te ajudar! Conheça UP Saúde, uma excelente opção para quem está em busca do primeiro imóvel!