Investimento

Como identificar e aproveitar oportunidades de investimentos

Por 6 de novembro de 2017 Nenhum Comentário
como-aproveitar-oportunidades-investimentos

Vivemos uma crise, isso é fato. Para muitos essa constatação significa falta de oportunidades e decisão de guardar dinheiro deixando investimentos para o futuro, para outros a crise significa identificar oportunidade de negócios e investimentos promissores.

[ Confira: Como está o mercado imobiliário até agora? (Resumo dos índices de 2017) ]

Se você se enquadra no segundo grupo continue lendo este texto e descubra três maneiras de investir com segurança.

Conheça o mercado que pretende investir

Pesquise, aprenda sobre o público-alvo, identifique os aspectos positivos e negativos do negócio e só bata o martelo quando tiver confiança de que existe mesmo potencial. Outro ponto essencial é garantir uma fonte de renda até começar a ter lucro, pois depender exclusivamente de um novo investimento pode ser arriscado.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece apoio a empreendedores em todo o país. Se sua ideia de investimento é abrir um negócio, vale a pena agendar uma visita ao site.

Investimentos de rentabilidade segura

A poupança é a forma preferida de investimento do brasileiro e ela é mesmo uma forma de fazer um pé de meia, mas não é a única (nem a melhor) opção de rendimento.

Aplicações em renda fixa são seguras e o fato do Brasil ter altas taxas de juros faz com que esse tipo de investimento seja bem rentável. Se você puder deixar o dinheiro parado por um pouco mais de tempo, o Tesouro Direto (investimento direto na Selic com garantia do Governo) e as Letras de Crédito – LCI (Imobiliário) e LCA (Agronegócio) são bem promissoras.

Antes de se aventurar nessas aplicações, vale a pena conversar com o gerente de seu banco e pedir orientações mais detalhadas para que possa investir com segurança.

Entender também as diferenças entre renda fixa e renda variável também é um bom começo.

Comece a estudar a Bolsa de Valores

Muitas pessoas pensam que a Bolsa de Valores é uma espécie de jogo de azar. Por ser um ambiente de renda variável, ela está sujeita a riscos, mas ao mesmo tempo oferece oportunidades interessantes de valorizar seu dinheiro.

Como assim? Simples: um investidor inteligente analisa os dados que o próprio mercado oferece e, com base em informações concretas, decide a melhor forma de investir.

Acesse o site da Bolsa de Valores de São Paulo e saiba como se aprofundar no mundo das ações.

Analise o Mercado Imobiliário

O tempo passa, novas opções de investimento surgem, mas investir em imóveis continua sendo sempre um negócio muito positivo. Por que? Para começar porque é seguro. Imune à quebra de bancos e ações do governo (como o confisco da poupança ocorrido com o Plano Collor, há 26 anos), investir em imóveis é a forma mais estável, segura e de baixo risco na hora de aplicar o dinheiro.

Investimos porque queremos aumentar nossa renda. Porém, nem sempre isso ocorre quando optamos por um fundo de investimento ou pela caderneta de poupança, por exemplo. A tendência é que os imóveis valorizem-se mais do que esses investimentos, especialmente quando adquiridos na planta.

O déficit habitacional que há no Brasil mantém a demanda por imóveis – compra e aluguel – muito alta, o que só torna esse investimento ainda mais atrativo. A aquisição de imóveis para alugar garante uma renda mensal atrativa, desde que seja adquirido o produto correto.

Pode até ser interessante diversificar os investimentos, experimentando algumas opções, mas não é conveniente abrir mão de um retorno seguro do dinheiro que lutamos tanto para conquistar.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário!