Sem categoria

CICS

Por 18 de julho de 2019 Nenhum Comentário
cics

A Tarjab acredita que para crescer de maneira sustentável é preciso investir em inovação. Por isso, apoiamos e caminhamos lado a lado com o desenvolvimento acadêmico. Em 2018, iniciamos nossa parceria com o CICS (Centro de Inovação em Construção Sustentável), que tem a missão de acelerar a pesquisa e a inovação da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção, através de projetos de pesquisa em parceria com a sociedade.

O CICS é um facilitador de desenvolvimento de iniciativas e tem o apoio de uma rede de empresas líderes, ONGs, universidades e acadêmicos (de várias áreas da USP) dedicados a produzir, testar e difundir soluções inovadoras que melhorem a sustentabilidade da construção.  Dentro da USP (Universidade de São Paulo), foi iniciada a construção do CICS Living Lab, um edifício experimental em situação de uso para testar tecnologias e produtos inovadores, sendo um dos poucos Living Labs existentes no mundo e que será a sede da rede CICS.

O projeto arquitetônico foi concebido para permitir a fácil reconfiguração do espaço, podendo alterar constantemente sua identidade, privilegiará soluções de fácil manutenção, que facilitem a substituição de partes, permitindo prototipar, testar, demonstrar e otimizar diferentes soluções e condições reais de uso, antes que sejam introduzidas no mercado (reduzindo riscos e acelerando e ampliando a possibilidade de inovações sustentáveis). O desempenho do edifício e suas partes serão monitorados de forma completa e permanente.

O projeto já inclui soluções sustentáveis de água e energia – incluindo a geração decentralizada de energia. As soluções buscam maximizar os benefícios do processo produtivo, com soluções multifuncionais, sistemas reusáveis, sistemas adaptáveis ou ativos. O edifício possuirá ainda integração com o mundo digital, o que inclui soluções da área de IOT ( Internet of things – Internet das coisas).

Sendo uma das duas únicas construtoras/incorporadoras a participarem do projeto, a Tarjab ainda forneceu um modelo modular e reutilizável de tapume, igual ao que utilizamos em nossas obras, para cercar o terreno do novo prédio do CICS (o Living Lab) de forma mais prática e sustentável.

O CICS Living Lab, quando em uso, abrigará laboratórios de pesquisa, salas de reunião e espaço multiuso para exposições e recepção de visitantes.