Imóvel

Checklist: saiba o que fazer após pegar as chaves de um novo imóvel

Por 29 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário
checklist-saiba-o-que-fazer-apos-pegar-as-chaves-de-um-novo-imovel

O momento mais aguardado chegou, a entrega das chaves do apartamento! Quando o dia mais esperado finalmente torna-se realidade começa uma série de preparativos para transformar aquele imóvel na sua casa própria.

Para não deixar passar nenhum detalhe despercebido é importante planejar cada um dos próximos passos a serem dados.

Neste post vamos te ajudar nessa missão e propor um checklist de ações que você precisa completar após pegar as chaves do imóvel.

  1. Esse passo é o primeiro e mais importante da lista, por isso merece um pouco mais de atenção. Logo após ser chamado para pegar as chaves do imóvel é importante que o proprietário peça o memorial descritivo (documento que apresenta todas as características do apartamento ou casa).
  2. Não deixe de realizar uma inspeção prévia no imóvel. Leve uma trena e tire a medida de cada um dos cômodos para que você possa anotar e ter uma referência real na hora do planejamento da arquitetura e decoração.  
  3. Durante a vistoria do apartamento não esqueça de conferir algumas questões básicas como:

– Verificar se o material de peças que já estão instaladas estão de acordo com o contratado na planta.

– Vedação de janelas, luzes em pleno funcionamento, encaixe das portas, fechaduras, janelas com falhas etc.

– Caso o imóvel venha com piso e azulejos instalados, não deixe de checá-los e verificar algum barulho, isso pode indicar falhas na instalação.

– Veja se o imóvel possui algum trincado ou rachadura no piso ou nas paredes.

– Verifique os sistemas elétricos e hidráulicos.

     4. Faça um planejamento completo da reforma e decoração, listando desejos, gastos e serviços relacionados a cada processo.

     5. Peça o quanto antes a ligação da energia elétrica do imóvel, afinal sem ela você não conseguirá fazer muitas coisas no local.

     6. Com o planejamento em mãos e o orçamento definido para cada etapa, chegou a hora de contratar profissionais qualificados e de confiança para realizarem a reforma do imóvel.

     7. Não esqueça de conversar com a administração do prédio para saber se as mudanças que você quer fazer no local são permitidas. Reformas em apartamentos, exigem aprovação prévia.

8. Compre todos os materiais e utensílios necessários para a reforma, essa lista quem poderá te passar é o próprio profissional contratado, mas não deixe de conferi-la antes.

9. Pesquise e contrate os fornecedores que irão te auxiliar  com itens essenciais para a aplicação de mobiliário e decoração como pisos, empresas de móveis planejados, etc. Essa etapa exige tempo disponível e muita, muita pesquisa. Só assim você conseguirá garantir qualidade e economia.

     10. Após finalizado todos os processos de reforma, antes de receber os móveis, não deixe de fazer uma faxina geral na casa. O ideal é contratar um profissional de limpeza para garantir que tudo fique bem organizado, mas caso você for tocar este processo, peça a ajuda dos familiares e amigos.

Depois deste checklist chegou a hora da decoração, e aí, você estará a poucos passos da sua tão esperada mudança.

Deixe seu comentário no nosso blog e conte se você mais alguma dúvida com relação ao tema.

ebook-planejamento-financeiro-para-a-compra-do-seu-imovel-