Acontece

Você sabia que é possível fazer um aproveitamento de águas pluviais em condomínios?

Por 29 de março de 2019 Nenhum Comentário
aproveitamento de águas

Apesar de ser chamado de “planeta água” estamos diante de uma crise hídrica.

Há vários fatores que motivam a falta de água no planeta, dentre eles: seca, poluição e má distribuição do recurso, apenas para citar os mais comuns. Contudo, o papel do consumidor é estar consciente de que nossos recursos são finitos e precisam ser preservados, ou seja, seu uso deve ser racional.

Neste contexto, é importante abordarmos sobre o efeito do desperdício, que mesmo com a conscientização crescente da população, ainda é o fator em que precisamos e, principalmente, podemos ter ações preventivas.

Um dos sistemas da engenharia que contribui para a economia de água potável é o sistema para aproveitamento de águas de chuva, que consiste basicamente em um conjunto de tubulações, reservatórios, equipamentos e outros componentes, destinados a coletar a água pluvial captada pela cobertura da edificação e passá-la por um processo de tratamento, que prevê a filtração e desinfecção para que a água possa ser reaproveitada em fins não potáveis.

As águas de chuva tratadas podem ser usadas, principalmente, em irrigação de jardins, canteiros, lavagem de piso, calçadas e limpezas em geral. Podem, também, ser usadas em descargas de vasos sanitários e lavagem de veículos.

Dentre as principais vantagens para o sistema de aproveitamento de águas de chuva, podemos listar os seguintes:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Economia na conta de água;
  • Alinhamento com a preocupação ambiental;
  • Preservação de mananciais de água;
  • Otimização do sistema de abastecimento de água;
  • Contribui com a redução de incidência de enchentes;

Há mais de dez anos a Tarjab considera em seus projetos o sistema de aproveitamento de água nos empreendimentos, contribuindo por sua vez com o uso racional de água potável e estimulando a consciência ambiental a todos os usuários.

O primeiro empreendimento a ser contemplado foi o Ed. Actual Água Branca, que além do sistema de aproveitamento de águas de chuva, também entregou o sistema de reuso de águas cinza, que são as águas residuais que usamos diariamente em processos domésticos (chuveiro, pia de banheiro e máquina de lavar). Os dois sistemas permitem a substituição do uso de água potável em situações em que a potabilidade não é necessária, ajudando a preservar o meio ambiente e reduzindo custos consideravelmente. Contudo, o sistema de reuso é mais complexo, necessitando de mais equipamentos para o tratamento das águas e, consequentemente, maior espaço para instalação e funcionamento.

Canteiros sustentáveis: A preocupação com a sustentabilidade não pode ser voltada apenas ao produto final, portanto, a Tarjab também considera o sistema de aproveitamento de águas de chuva nos canteiros de suas obras, gerando economia de recursos hídricos e financeiros.