ConstrutoraDecoraçãoid.Tarjab

Apartamento na planta: como e quando começar a planejar a decoração?

Por 29 de agosto de 2016 2 Comentários
Apartamento na planta: como e quando começar a planejar a decoração?

Você finalmente finalizou ou está finalizando a compra do seu tão sonhado apartamento na planta e bate aquela ansiedade: quando devo começar a pensar e planejar a decoração? Isso é natural, afinal, esse custo pode chegar em até 20% do valor do imóvel.

Reunimos aqui alguns pontos que podem ajudar no seu planejamento.

Quando começar a planejar a decoração?
A resposta é: assim que fechar o contrato. Mas calma, isso não significa que você deve sair comprando móveis e eletrodomésticos, e sim, que deve começar a planejar e economizar para isso.

Pesquise e encontre referências do que deseja para cada ambiente. Depois, estime quanto pretende gastar com tudo e comece a economizar (aqui você encontra um post com aplicativos que podem ajudar nessa tarefa). Nesse primeiro momento, você também pode começar a pesquisar na internet e lojas físicas o preço dos itens que deseja para casa.

Outro ponto que precisa decidir logo é se vai contratar um arquiteto ou designer de interiores para criar o projeto. Se decidir que sim, é importante alinhar todas as suas expectativas de layout e budget.

Pintura e acabamento
Esses itens devem ser fechados somente quando o imóvel estiver pronto, pois só com ele entregue, você junto com os profissionais que realizarão a obra saberão o que precisa ser feito.

Móveis planejados
Essa é uma das preocupações mais comuns entre os compradores, afinal, a maioria dos apartamentos têm tamanho padrão, o que exige um melhor aproveitamento de espaço. Móveis planejados também costumam ter um valor elevado, logo exigem maior planejamento.

Algumas empresas costumam fechar orçamentos até um ano ou um ano e meio antes da entrega das chaves. Se optar por esse opção, deixe bem documentado as opções de cores, produtos e acabamentos que escolheu para não haver problemas na entrega (por exemplo, o vendedor que fechou o contrato saiu e o produto escolhido há um ano saiu de linha). O ideal é fazer orçamentos com, no máximo, seis meses de antecedência, pois o imóvel pronto pode ter algumas variações em comparação a sua planta, como centímetros.

Móveis e decoração
Se você tiver algum lugar para guardar ou quiser aproveitar uma promoção, pode comprar esses itens até seis meses antes da entrega das chaves, mas é importante ter em mente que a moda está sempre mudando, novos produtos são lançados diariamente e o seu gosto pode mudar depois de algum tempo.

Eletrodomésticos/Eletrônicos
Espere até receber as chaves para investir nesses produtos, pois assim você não perderá a garantia e contará com um modelo com tecnologia atual.
Você já começou a planejar sua decoração? Divida com a gente nos comentários!

Kit Planejamento familiar

Join the discussion 2 Comments