InvestimentoPlanejamento Financeiro

Ano novo, vida financeira nova: o que você pode aproveitar nesse começo de ano

Por 2 de janeiro de 2017 Nenhum Comentário
Ano novo, vida financeira nova: o que você pode aproveitar nesse começo de ano

Quando um novo ano começa, é normal estarmos com a energia e esperança renovadas, com muita vontade de que o ciclo que se inicia venha cheio de boas ações e novas oportunidades para fazer algo diferente e melhor.

Se você batalhou para pôr a sua vida financeira em dia em 2016 e teve dificuldades, não se preocupe. Foi um ano difícil para todo mundo (77,7% dos consumidores abriram mão de comprar coisas que consumiam antes por conta da crise). Mas que tal aproveitar esse comecinho de janeiro para virar a chave do seu pensamento? Já demos algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro para 2017, mas hoje trouxemos algumas reflexões que podem ajudar a tornar esse novo ano um ano melhor financeiramente. Confira:

# Pense anualmente e não apenas por mês

Você já sabe que precisa organizar a sua vida financeira mensalmente, colocando em planilhas a previsão das contas fixas, como aluguel, condomínio, financiamentos e mensalidades escolares. No entanto, o que poucas pessoas se lembram é que para um bom planejamento financeiro é necessário pensar nas suas finanças do ano inteiro, em vez de focar apenas nas contas mensais. Se você começar a pensar em todos os gastos que pretende ter durante o ano, fica mais fácil conseguir se planejar e entender o que pode ser cortado e no que pode investir.

# Como está a sua carreira profissional?

Em qual estágio profissional você se encontra e o que precisa fazer para ir além? Quais são as perspectivas de ganhar um maior salário? Pense no que faz agora e como pode se tornar mais valioso (no sentido de agregar valor à empresa) para a sua organização, progredindo na carreira e com isso, aumentando sua renda.

Já falamos também bastante sobre investimentos. Mas você já começou a colocar isso em prática? Poupar mais dinheiro também significa dispor de mais recursos para investir. Avalie quais são os melhores investimentos para você e foque em fazer com o que o dinheiro trabalhe para você.

# Aprenda a dizer NÃO

Quem nunca se rendeu e comprou um presente legal, e fora de hora, para si mesmo? Ou gastou um pouco mais em um jantar fora do planejamento? Claro, você não precisa se privar de fazer o que gosta, até porque isso não é viver. Mas um dos grandes problemas que pessoas descontroladas financeiramente enfrentam é a dificuldade em dizer não para gastos não essenciais. Aprenda a identificar e impedir o que é um impulso supérfluo de gastar dinheiro.

# Tem uma meta? Corra atrás

Dê importância a sua meta, pois ela fornece um direcionamento do que fazer e o motiva a agir, fornecendo um senso de propósito. Defina o que deseja para 2017 e planeje o que precisa fazer para atingir essa meta. O importante é se movimentar.

Whitepaper Scenarium