Imóvel

9 coisas que ninguém conta para você sobre comprar um apartamento

Por 3 de abril de 2017 Um Comentário
9 coisas que ninguém conta para você sobre comprar um apartamento

Comprar um apartamento é a realização do sonho da maioria dos brasileiros. Mas quem já passou por esse processo, sabe que existem vários segredos que nunca ninguém comenta e que podem tornar esse momento mais tranquilo e fácil. Por isso, nesse conteúdo vamos listar 9 pontos que ninguém conta para você sobre comprar um apartamento.

Sobre comprar apartamento, ninguém te contou que…

… Nem sempre é possível começar com o imóvel dos seus sonhos

Quem nunca sonhou em morar em um apartamento 100% feito para si mesmo? Com todas as comodidades e desejos atendidos? Mas é hora de falar a verdade: se for o seu primeiro imóvel, talvez não seja possível comprar O Imóvel dos Seus Sonhos logo de cara. E não é só por conta do valor do imóvel. Pense também em todos os custos que terá com ele. Por exemplo, morar no centro de tudo, com condomínio completo e metrô na porta de casa, pode significar maior taxa de condomínio, maior IPTU e mais trânsito, por exemplo. Muitas vezes, a simples mudança de um bairro mais barato para um bairro mais sofisticado já interfere no seu custo de vida. Então, antes de pensar em começar grande, avalie o impacto que isto pode gerar no seu orçamento e na sua vida. Pense também que um primeiro apartamento mais simples é a entrada que você precisa para o de alto padrão.

… É possível obter o crédito antes de encontrar o imóvel de seus sonhos

Para facilitar e agilizar o processo de compra, você pode entrar com um pedido de financiamento no banco antes mesmo de encontrar o imóvel que deseja, recebendo uma carta de crédito. Ela é a garantia do banco de que você tem uma determinada quantia de dinheiro disponível para realizar a transação. A carta de crédito, em geral, é concedida até cinco dias úteis após a entrega dos documentos e formulários exigidos pelo banco e tem validade de até três meses. Para saber mais detalhes, o ideal é procurar o banco onde pretende fazer o financiamento.

… Nem sempre os bancos que têm parceria com imobiliárias oferecem os melhores negócios

Muitos compradores acreditam que escolher o banco que tem convênio com a imobiliária que intermediou a transação torne o processo mais rápido e com melhores benefícios. Isso pode até acontecer, mas pode ser também que esse banco não ofereça as melhores condições e taxas de pagamento. A opção mais segura é nunca fechar de cara com a primeira proposta. Consulte outros bancos, faça simulações e converse com o seu gerente. Opte sempre pela instituição melhor para você!

…Financiar pelo Minha Casa, Minha Vida não significa que o preço do imóvel irá congelar

Quem usa o financiamento do Minha Casa, Minha Vida precisa considerar que o imóvel pode se valorizar durante a obra e ultrapassar o limite do programa, então é essencial que avalie com atenção a compra. O problema não acontece com os imóveis que já são financiados pelo programa desde o início da obra.

… A sua idade influencia no valor das prestações

Segundo a legislação em vigor, a idade limite para pagamento da última parcela do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses. Assim, uma pessoa com 65 anos, por exemplo, tem pouco mais de 15 anos para quitar seu financiamento, enquanto que o prazo máximo da Caixa Econômica é de 35 anos para pessoas de até 45 anos. A taxa do seguro contra morte e invalidez do mutuário também aumenta com a idade na maioria dos bancos. A melhor opção quando falamos sobre financiamento é começar o quanto antes (inclusive, temos um conteúdo excelente para quem quer comprar um imóvel antes dos 30!)

…Nem todo imóvel é igual!

Essa parece óbvia, certo? Mas nem todo comprador já parou para refletir que um apartamento de 60m2 no centro não é a mesma coisa que um apartamento do mesmo tamanho nos arredores da cidade. Ou que um imóvel de três quartos não se equivale a outro com dois quartos + home office. Quando for pesquisar um imóvel para comprar, análise imóveis diferentes sob ângulos diferentes. Só assim você encontrará o melhor custo-benefício.

… Você poderá viver uma relação de amor/ódio com o seu vizinho!

O barulho é uma das principais causas de reclamação dos vizinhos, chegando a representar 90% das queixas. Então para não viver irritado com aquele vizinho que adora ouvir música alto ou andar de salto alto pela casa toda às 5 da manhã, talvez valha a pena procurar por empreendimentos que já ofereçam uma melhor performance acústica.

…Seu sobrenome terá que virar Organização Financeira!

Essa é bem real! Comprar um imóvel é uma conquista, mas também um compromisso de vida, que requer planejamento, organização e dinheiro, muito dinheiro. Ao assumir um financiamento de 30 anos, você estará investindo 30 anos da sua renda familiar. Ou seja, terá que viver a mesma vida que levava antes com uma renda já comprometida em 30% do seu valor. Sendo assim, colocar as finanças em ordem é essencial para sobreviver!

… Você terá o maior prazer em decorar as coisas do seu jeito

Sabe quando você vai no shopping e compra aquele objeto de desejo? Aquela roupa ou relógio especial? Quando adquirimos o nosso canto, nos tornamos mais preocupados em cuidar e deixar o imóvel com a nossa cara. Então se prepare para gastar um tempo passeando em lojas de cama, mesa e banho, objetos de decoração e móveis planejados, e o melhor: adorando isso!

Você está se preparando para comprar o seu imóvel? Tem algum segredo que ninguém contou para você sobre o processo e que deseja compartilhar com a gente? Conte nos comentários!

Join the discussion One Comment