DecoraçãoImóvel

6 dicas para garantir o sucesso da reforma do seu apartamento

Por 28 de dezembro de 2017 Nenhum Comentário
6-dicas-para-garantir-o-sucesso-da-reforma-do-seu-apartamento

Muitas pessoas têm medo de reforma. Não podemos negar que em alguns casos elas são realmente problemáticas e acabam dando muita dor de cabeça para o proprietário.

Cedo ou tarde todo mundo precisa passar por isso, mas não é preciso ficar preocupado, basta ter um pouco de paciência e muita organização. Neste post vamos te dar 6 dicas para minimizar os problemas e fazer da reforma do seu apartamento um verdadeiro sucesso.

1 – Arquitetura e orçamento

Antes de começar é preciso entender o que precisa ser feito e qual a melhor forma de realizá-lo, fazendo um checklist. Para isso é necessário definir um projeto de arquitetura, principalmente se a reforma envolver mudanças estruturais. Outros ponto importante, senão primordial, é definir um orçamento para a reforma e onde será aplicado cada investimento, para não ter problemas depois.

2 – Verifique as leis do condomínio

Feito os projetos e definido os orçamentos, é preciso verificar as leis, junto a prefeitura, que envolvem o processo de reforma. Além disso, esteja atento às regras do condomínio, como questões relacionadas à planta do apartamento, horário definido pela gerência para entrega de materiais, execução das obras e barulhos.

3 – Contrate um profissional capacitado e de confiança

O engenheiro ou arquiteto é que serão responsáveis, não só pela obra em si, mas também pela documentação que precisará ser apresentada junto a prefeitura e ao próprio condomínio.

Ele fará um estudo de viabilidade e organizará as etapas da obra para que não hajam problemas ou até mesmo atrasos. Com relação aos profissionais responsáveis pela mão de obra, também é importante ficar atento e contratar pessoas de confiança para não ter problemas no decorrer da reforma.

4 – Cuidado com estruturas e acréscimo de cargas

É importante saber que mudanças que envolvem a estrutura do apartamento como derrubar paredes ou até mesmo colocar ofurôs ou piscinas no local, exigem trabalho e gastos redobrados. É preciso analisar se as estruturas existentes realmente suportam o acréscimo de carga e as mudanças propostas, e somente um profissional especializado poderá definir isso.

5 – Custo X Benefícios dos materiais

Na hora de comprar os materiais para a reforma, não adianta, é preciso pesquisar e calcular para economizar e não sair com produtos de má qualidade. Existem lojas que determinados materiais são mais baratos e algumas vezes será necessário comprar cada coisa em um lugar.

Por isso, pegue a lista que o pedreiro te passar e faça uma busca na internet e também em lojas físicas, compare preços e veja o custo-benefício de cada material. Fique atento também aos desperdícios, comprar coisas a mais só por precaução nem sempre é uma boa ideia.

6 – Evite danos

A melhor opção é realizar a reforma no apartamento vazio, mas nem sempre isso é possível. É preciso ter cuidado com móveis, pisos e inclusive artigos de decoração (mesmo que encaixotados).

Procure deixar o espaço o mais livre possível durante a reforma, se tiver um depósito privativo faça uso dele, esta é a melhor opção para guardar suas coisas temporariamente.

Se não tiver, procure alocar algumas coisas na casa dos parentes e amigos ou faça um rodízio de ambientes. Guarde tudo em um único cômodo e conforme a reforma for evoluindo vá trocando as coisas de lugar, dá um pouco mais de trabalho mas é uma alternativa.

Essas dicas vão te ajudar a manter a sua obra sob controle e garantir o sucesso após a finalização. O mais importante é curtir esse momento, afinal a sua casa vai ficar novinha em folha.

Aproveite o espaço abaixo e conte para nós como foi a reforma do seu apartamento!

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?