Investimento

6 dicas do que não fazer quando investir em imóveis

Por 1 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário
6-dicas-do-que-nao-fazer-quando-investir-em-imoveis

Muitas pessoas optam por investir em imóveis, pois além de ser uma forma de obter lucro posterior também é uma opção para diversificar a carteira de investimentos. Depois da poupança, o investimento em imóveis é a segunda escolha entre os brasileiros.

De qualquer forma é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar um imóvel para investir, e neste post vamos te dar algumas dicas para não cometer erros.

1. Não planejar

Planejamento faz parte de qualquer decisão que envolva investimentos, afinal é o seu dinheiro que está em jogo. É preciso ter cautela e colocar na ponta do lápis tudo o que vem pela frente, desde o orçamento disposto para o investimento, até as opções e gastos que virão a seguir. Além disso, um planejamento eficiente deve calcular o aumento da inflação ao longo do tempo.

2. Não pesquisar

Quando se decide fazer um investimento em imóveis é preciso ter muita dedicação e cautela para não meter os pés pelas mãos. Antes de tomar uma decisão é preciso pesquisar as opções disponíveis no mercado, selecionar as que melhor se adequam ao seu planejamento e as que podem oferecer bons retornos no futuro.

Visitar os imóveis que entraram na sua lista de possibilidades também é muito importante, pois é este passo que irá garantir se eles realmente são convenientes para você.

3. Tomar um decisão por impulso

Esse é um erro que jamais deve ser cometido. Investir em um imóvel não é como comprar uma roupa, você não pode trocar com tanta facilidade assim. Por isso, tomar uma decisão por impulso pode te causar grandes danos e muita dor de cabeça.

É preciso levar uma série de questões em conta antes de bater o martelo e, inclusive, listar quais as vantagens e desvantagens do imóvel, local, etc. Um imóvel para investimento tem uma única finalidade: Gerar lucros. Por isso, na hora de fechar negócio opte pelo que mais cumpre com esta promessa.

4. Não antever os riscos

Investir em imóveis continua sendo uma transação financeira, e como todas elas também envolve riscos. Por mais segura e rentável que ela seja, é importante que o investidor faça um levantamento dos possíveis riscos que envolvem a operação e esteja ciente do que pode vir pela frente, até mesmo para estar preparado caso haja alguma situação fora do esperado.

5. Não calcular custos reais e completos

Ao escolher o imóvel é preciso calcular todos os custos que serão despendidos com o investimento. Além dos gastos diretos com a compra do imóvel é preciso antever despesas com reformas ou construção, IPTU, impostos de transação, condomínio (em caso de apartamentos) e outros itens relacionados.

6. Apego

Se apegar ao imóvel não é uma boa ideia para quem escolhe investir, afinal ele tem uma finalidade específica (como dissemos no item 3) gerar lucros. Logo, todas as decisões tomadas em torno dele, tanto na hora da compra como depois (no processo de administração do bem) deve girar em torno do custo-benefício e como isso irá impactar no seu bolso.

Agora que você já sabe o que não deve fazer ao decidir investir em imóveis, visite outros textos do nosso Blog e veja algumas dicas relacionadas ao tema como:  Passo a passo de todas as etapas do processo de compra e financiamento de um imóvel e As fases do mercado imobiliário.

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?