Planejamento Financeiro

5 dicas para seguir na hora de comprar um imóvel

Por 15 de março de 2016 Um Comentário
5 dicas para seguir na hora de comprar um imóvel

Para conseguir o tão sonhado apartamento, você só precisa de organização e cautela. Mostramos até aqui como realizar um planejamento financeiro, como assumir uma compra de longo prazo e o que levar em conta na hora de escolher o apartamento. Vamos repassar alguns desses pontos e revelar mais algumas dicas para seguir na hora de comprar o imóvel.

Saiba quanto você vai gastar e planeje a entrada

É importante ter em mente que o custo de um imóvel não se limita apenas ao valor de compra, ele é estendido à documentação e decoração. Estime pelo menos 4% do valor total para a documentação e cerca de 25% para a decoração. Além disso, organizar-se financeiramente para planejar uma entrada razoável pode ser uma boa saída para diminuir as parcelas. Evite o comprometimento de renda. Falamos sobre isso nos primeiros artigos (link).

Pesquise sem preguiça

É essencial comparar os imóveis. Identifique os diferenciais técnicos, construtivos e os benefícios prometidos por cada um deles. Imóveis parecem aparentemente iguais, mas não são. Conheça a empresa que o está construindo, sua história e relação com os clientes. Analise todas as condições de compra e o valor agregado de cada um deles. Nem sempre o mais barato é o melhor. Visite os apartamentos decorados e perceba o movimento da região. Procure não fechar o negócio imediatamente e considere todos os prós e contras.

Sane todas as dúvidas

Não tenha medo de perguntar o que você não sabe. É essencial estar à par de todos os processos, custos e prazos. No entanto, as dúvidas não devem ser só tiradas com o seu corretor ou vendedor, você deve procurar outros profissionais, amigos ou até mesmo a internet para se informar sobre possíveis armadilhas. Assim, você evita surpresas desagradáveis no futuro.

Negocie sem medo

Seja firme na hora de negociar o valor, mas saiba até onde pode ir. Parte dessa segurança vem do trabalho de pesquisa que você vai fazer, afinal, estar informado é a carta na manga de qualquer negociação. Porém, seja sempre simpático, cordial e respeite o tempo de cada lado para evitar confrontos.

Registre todas as decisões e promessas

Antes de assinar o contrato, certifique-se de que nele está formalizado tudo o que foi combinado entre as partes durante as negociações. Então, qualquer problema futuro pode ser rapidamente resolvido.

Qual o tamanho ideal de imóvel para a sua familia

Join the discussion One Comment