InvestimentoPlanejamento Financeiro

3 perfis de investidor! Em qual você se encaixa?

Por 9 de junho de 2016 3 Comentários
mn1VQ4bQMq2BWRNS_66724993dd6a5bc57f312710fc725a81

Poupança, títulos do tesouro, ações, moeda estrangeira, imóveis, hotéis, fundos de investimento… O mercado financeiro possui uma infinidade de ativos e produtos diferentes, cada um com características e rendimentos particulares. Então, na hora de investir, como escolher a opção mais adequada?

 

O primeiro passo é definir seu planejamento e o objetivo do investimento (você utilizará o dinheiro para comprar um imóvel? Pretende viajar? Está investindo para o momento da aposentadoria?). Em seguida – e tão importante quanto, você deve identificar o seu perfil investidor: conservador, moderado ou arrojado.

 

Cada pessoa tem um perfil diferente, logo, está mais ou menos disposta a aceitar riscos. Entendendo o seu perfil, você tem maior probabilidade de encontrar o investimento que atenda a sua necessidade.

 

Confira as características de cada perfil e os investimentos mais indicados para cada.

 

1 – Conservador

O investidor conservador tem como característica principal ser avesso a riscos; quem tem esse perfil prioriza segurança, previsibilidade e liquidez nos investimentos em lugar de alta rentabilidade. Geralmente, investidores conservadores são bons poupadores, disciplinados e cautelosos. Não costumam diversificar sua cartela de investimentos, evitando mudanças e confiando no que é estável. Para um investidor conservador, não é preciso que o rendimento seja alto, contanto que venha sempre.

Investimentos indicados: Títulos públicos, poupança, previdência privada, imóveis e rendas fixas.

 

2 – Moderado

Quem tem perfil moderado, em sua maioria, gosta de segurança de um investimento com renda fixa, mas também está disposto a assumir riscos planejados. Quando diversificam seus investimentos, fazem isso de forma racional, planejada e sem excessos. Investidores moderados são bons planejadores a médio prazo; curiosos, também estão sempre de olho nas novidades do mercado.

Investimentos indicados: Imóveis, hotéis, CDB (Certificado de depósito bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito Agrícola) e fundos de ações.

 

3 – Arrojado

Pessoas com perfil arrojado possuem uma carteira de investimentos, no geral, composta por produtos de renda variável e tem conhecimento de que o retorno do seu investimento está conectado com o risco assumido. São pessoas que gostam de pesquisar a fundo e acompanhar atentamente o mercado financeiro. Mais destemidos, são grandes apostadores e lidam melhor com perdas.

Investimentos indicados: Moeda estrangeira, debêntures, ações, fundos imobiliários e fundos multimercados.

 

Ferramentas online

Caso tenha dúvidas ainda, selecionamos duas ferramentas online nas quais você pode fazer um teste e definir o seu perfil investidor:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/perfil-do-investidor.shtml

http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/perfil-investidor/

 

Você descobriu o seu perfil? Já sabe no que deseja investir? Divida com a gente nos comentários!

[Ebook] Como conquistar o seu primeiro milhão?

Join the discussion 3 Comments